72 views 2 mins

Temer lança plano para combate à violência doméstica contra a mulher

em Destaques
terça-feira, 27 de novembro de 2018

O presidente da República, Michel Temer, assinou ontem (27), um decreto para instituir o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher e o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Temer afirmou que o enfrentamento a este tipo de violência é um desafio, ao destacar que, embora a violência esteja presente em qualquer espaço físico, é dentro de casa que ocorrem a maior parte dos casos. “Justamente onde as mulheres deveriam sentir-se mais protegidas. O desafio não é fácil, mas é urgente”, afirmou.
Durante o evento, que contou com a presença de Maria da Penha, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, destacou que a diminuição da violência contra a mulher “passa pela conscientização das pessoas”. De acordo com registros do 180, central de atendimento à mulher em situação de violência, em 2017 foram recebidas 156,2 mil ligações com relatos de violência e denúncias.
Pouco mais de um milhão de ligações para o número, no entanto, foram feitas em busca de informações. Em 2018, já foram recebidas mais de 106,2 mil ligações para atendimentos contra denúncias e relatos de violência. Já o Sistema Integrado de Atendimento à Mulher (SIAM), registrou e encaminhou 73,6 mil denúncias em 2017. O caso mais comum é o de violência física (39 mil), seguido por violência psicológica (22 mil) e violência sexual (3,6 mil) (AE).