74 views 2 mins

Temer e Pence devem discutir situação de brasileiros nos EUA

em Destaques
segunda-feira, 25 de junho de 2018

A situação das mais de 40 crianças e adolescentes presos na fronteira americana com o México, deve ganhar destaque no primeiro encontro de alto nível entre Estados Unidos e Brasil em território nacional desde o início do governo Temer.

O vice-presidente de Trump, Mike Pence, desembarca em Brasília hoje (26), pela manhã, e tem um encontro com Temer marcado para o meio-dia.
O subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, Fernando Simas Magalhães, afirmou que todos os temas levantados serão tratados pelas autoridades mas, evitou detalhar assuntos mais sensíveis como esse impasse decorrente da política de “tolerância zero” sobre imigrantes ilegais.
Simas se limitou a afirmar que o assunto terá “tratamento concreto e especial” e lembrou que o Itamaraty está mantendo um diálogo permanente com o governo americano, mas agentes consulares nos Estados Unidos têm relatado uma grande dificuldade em monitorar e encontrar as mais de 40 crianças brasileiras e promover o reencontro com as famílias. “O esforço anunciado deixa clara a nossa posição de preocupação com a dignidade dessas famílias e crianças e da importância desse assunto num contexto maior dos direitos humanos do qual os dois países estão engajados”, resumiu.
Pence chegará ao Brasil acompanhado pela mulher Karen Pence que também tem agenda em Brasília. Os dois ainda participam de um almoço oferecido pelo Itamaraty, também com a presença de Temer e ministros, por volta das 13h. Pence viaja para Manaus amanhã (27) e vai visitar um dos abrigos construídos para receber venezuelanos. O Brasil recebeu até o momento cerca de 50 mil venezuelanos refugiados. A Colômbia acolhe o maior número de migrantes venezuelanos, mais de 800 mil pessoas (ABr).