O que antes levava até 12 horas, agora demora uma questão de segundos. A agilidade no fluxo de informações e análises de dados das linhas de produção é um dos ganhos que a Equiplex, indústria farmacêutica de Goiás, conquistou ao incorporar uma plataforma de gestão do chão de fábrica para ganho de produtividade.
Com a adoção da tecnologia, a empresa conseguiu eliminar gargalos e melhorias nos processos. O tempo para a tomada de decisões, por parte do gestor do chão de fábrica, foi reduzido em 83%. A solução adotada foi a plataforma Cogtive, que fornece ao gestor ou à liderança do chão de fábrica visilibilidade, com precisão e em tempo real, dos dados da linha de produção. A Equiplex utliza a plataforma Cogtive desde o final de 2021, quando criou um setor de Melhoria Contínua.
“Hoje”, diz o supervisor do setor, Murilo Germano, “eu tenho confiança nos números apresentados. Antigamente, a análise feita era um pouco subjetiva. Com a Cogtive, a gente consegue avaliar, numericamente, onde está o gargalo e o que precisa ter de ganho para um aumento de produtividade”.
Fundada há quase 40 anos, a Equiplex tem sede em Aparecida de Goiânia e atua na produção de medicamentos injetáveis hospitalares, utilizando-se de tecnologia de ponta. Seus medicamentos atendem o mercado nacional e internacional: fornece para mais de 12 países. O controle de qualidade e a excelência operacional são, portanto, decisivos para conquistar os resultados esperados.
De acordo com a empresa, há duas linhas de produção: uma de grande volume, para o envase de frascos para soluções parenterais de 100ml a 1000ml; e a de pequeno volume, com uso da tecnologia Blow Fill Seal (BFS), processo automatizado de sopro, envase e selagem de ampolas, sem intervenção humana.
O primeiro desafio, explica o CEO da Cogtive, Reginaldo Rodrigues Júnior, era proporcionar aos gestores do chão de fábrica indicadores de OEE (sigla para Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento) – digitalmente, e com precisão. “Até então, essas métricas eram combinadas e calculadas manualmente, em planilhas”.
O passo seguinte foi implementar outros módulos da solução, como o denominado Flow View. “[Esta implantação] entregou uma visibilidade on-line de cada etapa do processo de produção, desde a pesagem até a liberação. Foi possível ver quantos lotes estavam em processamento e quais estavam aguardando em fila, tudo de forma digital e automatizada”, explica Rodrigues.
Antes da implementação da solução integrada, discorre o executivo da Cogtive, “eram muitas planilhas salvas em locais distintos, que não compartilhavam os dados entre si. Além de que estas informações eram preenchidas manualmente, o que gerava um alto risco de erros. Havia certa dificuldade com a assertividade e confiabilidade dos dados de performance industrial”.
Os efeitos das mudanças foram imediatos. “A velocidade na coleta e inserção dos dados em uma plataforma digital foi decisiva para facilitar o compartilhamento entre as equipes. Os turnos podiam acompanhar a produção anterior assim que iniciassem seus trabalhos, permitindo que elaborassem estratégias para melhorar os resultados ou manter a boa entrega realizada até então”, observa o CEO da Cogtive.
Rodrigues sublinha que, atualmente, a plataforma Cogtive está disponível para que todos da Equiplex possam acessar dados completos e abrangentes para diferentes propósitos. “Algumas equipes usam relatórios para fazer investigações sobre determinadas performances ou causas de parada em um período, enquanto outras usam para análises diárias como produção, manutenção, melhoria, parada de manutenção e setup, fila de produção, entre outros”.
Outro benefício com a agilidade das informações é a identificação e a resolução de problemas, conforme relata o supervisor do setor de Melhoria Contínua da Equiplex. “A gestão consegue saber tudo o que está acontecendo em determinado equipamento diretamente da plataforma do Cogtive. É possível acompanhar a fila, motivos de paradas e programação da produção, sem a necessidade de envolver outras pessoas da equipe para coletar essa informação”, frisa Murilo Germano.
O gestor acrescenta um outro efeito: na cultura organizacional. “A filosofia aplicada para produção e manutenção acabou se expandindo para outros departamentos. A gestão conseguiu perceber a importância da Melhoria Contínua dentro da fábrica, que ganhou mais recursos de informação para contribuir na tomada de decisão. Essa área acaba por atuar na disseminação da cultura de melhoria e acompanhamento de dados por toda a empresa.”
Fonte e mais informações: (https://www.equiplex.com.br/) e (https://cogtive.com/pt/).