92 views 5 mins

Sua empresa está pronta para a revolução do 5G?

em Destaques
quarta-feira, 13 de abril de 2022

A tecnologia 5G está cada vez mais próxima da realidade dos brasileiros. Essa nova geração da rede móvel, que é definida por seu poder de alta transmissão de dados e baixa latência, deve ter acesso liberado em espaço nacional até julho de 2022 nas grandes cidades, de acordo com a Anatel. Este é um momento crucial para que as empresas comecem a se adequar e utilizar esse padrão tecnológico.

Ainda que a pandemia tenha acelerado a transformação digital que já vinha acontecendo há alguns anos, com o 5G os softwares precisam ser redesenhados o quanto antes para suportarem o grande fluxo de dados compartilhados na rede, além de garantir a segurança dos milhares de dispositivos conectados e das informações geradas. Ao expandir o alcance e a conectividade, a nova rede vai consolidar a digitalização em diferentes níveis da sociedade.

Ao mesmo tempo em que o consumidor final se acostuma com atendimentos e serviços cada vez mais personalizados e ágeis, as organizações precisarão estar sempre um passo à frente para entregar os melhores resultados. “Para que essas mudanças impulsionadas pelo 5G realmente aconteçam, as áreas de TI das organizações precisam se posicionar cada vez mais como protagonistas, atuando de forma estratégica e em parceria com outros departamentos da organização, buscando novas soluções e oportunidade de crescimento.

Os desafios serão enormes e os times precisarão atuar em muitos projetos de grande complexidade, por isso times multidisciplinares ajudarão a trazer uma visão 360º do negócio e do mercado”, explica Daves Souza, CEO da SysMap Solutions, empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI.

Na prática, isso significa que todo o potencial de tecnologias verdadeiramente disruptivas estará à disposição das empresas. Estimativa do IDC diz que a 5ª geração da rede de telefonia móvel movimentará no Brasil cerca de US$ 25,5 bilhões até o ano de 2025, impulsionando tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data & Analytics, Cloud, Segurança, AR/VR, Robotics e IoT.

No caso de IoT, ou Internet das Coisas, esse aumento de fluxo nas redes se traduz em números jamais vistos antes: a quantidades de dados gerados por dispositivos conectados deve chegar a 73,1 ZB (zetabytes) em 2025, o que representa um aumento de mais de 400% em relação a 2019, segundo informações do IDC.

Com tantos dados trafegando nas redes, Daves explica que, além da conectividade de aplicativos, canais digitais e iniciativas com plataformas capazes escalar e robustecer os negócios também serão essenciais para o desenvolvimento das organizações. Contar com a expansão da nuvem — para armazenar as informações de formas seguras — e a adoção de ferramentas de BI e Analytics — para compreender os dados e utilizá-los de forma inteligente — são exemplos de demandas que surgem com a expansão do 5G.

  • Materializando os benefícios do 5G no seu negócio – O mundo caminha para a consolidação do digital em todos os setores e agora, alavancados pelo 5G, os próximos anos serão marcados pelo foco na otimização da experiência dos clientes e aperfeiçoamento de aplicações. O potencial do 5G é, além de transformador, enorme. E como materializar isso em resultados e benefícios para o sua empresa e seu usuário? Usando a tecnologia como meio para chegar aos objetivos do negócio.

Neste momento é essencial avaliar os possíveis ganhos de eficiência, flexibilidade, capacidade de atendimento de grandes volumes e novas formas de fazer negócio. “Seja por meio de produtos digitais ou ainda com uma estratégia de colaboração com o mercado, como Open API, por exemplo, são caminhos para aproveitar o todo o potencial que essa mudança oferece aos negócios.

Para isso, cada dia mais, consultores e mão de obra externa farão parte das organizações, tornando-se o caminho natural onde equipes internas se especializam em compreender o negócio e profissionais externos, com alta capacidade técnica, focam na execução dos projetos”, finaliza Daves. – Fonte e outras informações, acesse: (https://www.sysmap.com.br/).