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Spring is coming? Chegou a vez da Primavera das Startups

em Destaques
terça-feira, 26 de março de 2024

Rodrigo Tognini (*)

Nos últimos anos, as startups enfrentaram um período desafiador, com uma desaceleração nos investimentos e um declínio no frenesi de crescimento das épocas anteriores. Foi o chamado “Inverno das Startups”, que trouxe uma série de incertezas para o mundo do venture capital, principalmente para empresas em fase Seed, Series A e B.

Agora, já é possível perceber um cenário mais otimista, com sinais de avanço em relação ao grande período de seca. Temos observado um ressurgimento notável no interesse de fundos e Venture Capitals (VCs), indicando o possível início de uma nova fase de investimentos na inovação. Difundida neste ecossistema como a “Primavera das Startups”, o período traz consigo a esperança de que o setor possa começar a apresentar resultados promissores, marcando o começo de uma retomada sustentável e do crescimento gradual – sem novas loucuras, é importante destacar.

. A mudança do status quo – Para se ter uma ideia desse novo contexto, o relatório mensal de VC do Distrito revela que foram 63 rodadas de investimentos em startups da América Latina apenas no mês de janeiro. Isso representa um volume de US$ 315,5 milhões em aportes e um aumento de 34% na quantidade de negócios fechados, em relação a dezembro de 2023. É ótimo notar a valorização do mercado latinoamericano, que atrai bastante interesse de investidores.

Ou seja, é possível observar que uma das tendências mais proeminentes nesta Primavera é o retorno das rodadas de growth stage (fase de rápido crescimento do negócio), baseado no apetite dos investidores por empresas emergentes, e isso tem acontecido especialmente pelo compromisso demonstrado por essas companhias com o crescimento sustentável e consistente.

Vale destacar também que, agora, as companhias estão entrando no “sweet spot” em termos de preço (valuation). Em 2020 e 2021, muitas empresas levantaram rodadas, esticando o valuation ao máximo e, com isso, ficou com grande dispersão entre resultado de fato e valor do negócio. As que conseguiram se manter com economics saudáveis vão colher bons frutos. Já as que não conseguiram achar os economics certos continuam com o risco de fechar, ou ficar no modo “zumbi”.

Não precisamos voltar muitos anos para lembrar da época que a maior parte das metas era crescer de forma acelerada e desgovernada, o famoso termo “growth at all cost”. Consequentemente, a estabilidade a longo prazo ficava em segundo plano, aumentando as chances das organizações passarem por dificuldades no futuro. Portanto, o redirecionamento de visão envolve tanto os investidores em si quanto as empresas que buscam esses cheques para expandir sua atuação.

. Motivos que proporcionam o aumento dos investimentos – Os fatores que têm contribuído para este novo aumento dos investimentos em startups são variados.

A retomada da confiança por parte dos investidores é um desses elementos, beneficiada por um ambiente de taxa de juros mais controlada e com tendência de queda, o que reduz o custo de capital; assim como clareza em relação aos mercados mais promissores e que se mostraram sólidos tem sido um fator significativo, especialmente nos setores de margem alta e com tamanho de mercado relevante.

Além disso, também vemos uma retomada no valuation das empresas de tecnologia, principalmente as que estão listadas na Nasdaq e NYSE, como é o caso de Meta, Nvidia Microsoft, Amazon, e que, querendo ou não, traz mais um componente de confiança investidores que acompanham empresas que estão em fase de growth e late stage.

. Como manter a Primavera das Startups – Com certeza o ressurgimento dos cheques para startups merece ser celebrado, mas não podemos perder o foco. É importante que todos os envolvidos nesse ecossistema permaneçam vigilantes e atentos aos desafios que ainda existem.

Aliás, um dos maiores é a volatilidade do mercado financeiro e as incertezas geopolíticas. Ambas as questões continuam a representar uma possível barreira para o desenvolvimento das empresas, afinal, são fatores acompanhados pela grande inimiga do mercado: a imprevisibilidade.

Por outro lado, enfrentar esses obstáculos não necessariamente significa remodelar estratégias e visões. À medida que avançamos em direção a esse novo momento, é essencial manter um compromisso com os valores fundamentais de qualquer negócio, que se perderam em algum momento entre 2020 e 2021, mas que agora voltou ao que nunca deveria ter saído. Estamos falando de aspectos como lucratividade, crescimento sustentável e inovação.

(*) – É CEO e cofundador da Conta Simples, plataforma de gestão de despesas e cartões corporativos para empresas e startups (https://www.contasimples.com).