95 views 2 mins

Setor da construção naval já demitiu 14 mil trabalhadores

em Destaques
quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Sem receber os pagamentos prometidos pela Sete Brasil, o Estaleiro Brasfels está demitindo 2 mil trabalhadores. Os metalúrgicos trabalham na construção de quatro das seis sondas de perfuração encomendadas ao estaleiro, localizado em Angra dos Reis.

As demissões tiveram início na quarta-feira (25) e, a princípio, foram demitidos 500 operários. Ao Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis a Brasfels disse que vem arcando com os custos da folha de pagamento dos 2 mil empregados há cerca de um ano e que a situação estava ficando insustentável.
Os metalúrgicos organizam uma manifestação na próxima semana para protestar contra as demissões e chamar a atenção para o problema. Desde o início do ano, cerca de 3 mil metalúrgicos foram demitidos e, com a nova leva, deverá chegar a 5 mil dispensados. O sindicato que representa as empresas do setor informa que, de dezembro do ano passado até junho deste ano, o setor da construção naval demitiu 14 mil trabalhadores, o maior número dos últimos 15 anos.
Deste total, 12.810 perderam seus empregos nos primeiros seis meses de 2015. A região Sudeste ficou sem 11 mil empregos. As regiões Norte e Nordeste registram demissão de mil empregos cada. A exceção é a região Sul onde os empregos apresentam estabilidade. Hoje o setor emprega 68 mil pessoas. A Sete Brasil, que tem entre seus acionistas a Petrobras, foi criada em 2010 para construir sondas no país e alugá-las para a Petrobras. A petroleira não quis se pronunciar sobre o assunto (ABr).