87 views 2 mins

Setor automotivo: apesar do crédito, situação é muito difícil

em Destaques
quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, afirmou que os acordos assinados nos últimos dias com Banco do Brasil e Caixa para liberar mais crédito para o setor automotivo são uma opção a mais para o consumidor, mas que o quadro este ano continua bastante difícil.

“Nosso segmento vive do crédito, e em termos de veículos comerciais leves temos uma queda de 23% este ano. É como se voltássemos para o nível de vendas de oito, nove anos atrás”, comentou.
Questionado se o acordo com BB e Caixa pode dar alguma ajuda, ele disse que “é provável que isso ocorra”. “Nós temos de buscar caminhos. Vemos esse acordo de uma maneira extremamente positiva e favorável”, afirmou, acrescentando que não há subsídios nas taxas de juros praticadas. Ele também lembrou o recente programa do qual a Fenabrave participou para incentivar o uso de crédito nos consórcios automotivos e disse que os resultados iniciais dessa estratégia têm sido positivos.
Em relação ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), lançado pelo governo federal, Assumpção disse que a iniciativa ajuda mais o setor produtivo. “No varejo é mais difícil, em função dos contratos CLT e dos horários de trabalho. O programa não nos atende muito”, admitiu. Ele apontou que as concessionárias já demitiram quase 12 mil pessoas este ano, apesar de ainda empregarem cerca de 419 mil funcionários (AE).