83 views 7 mins

Sentindo na pele o verdadeiro significado de ‘anywhere office’

em Destaques
sexta-feira, 01 de abril de 2022

Karen Taira (*)

Em 2020, com a chegada da pandemia, o home office se tornou um dos assuntos mais abordados. No mesmo período, nos Estados Unidos, cresceu em 50% o número de pessoas que optaram pela modalidade do anywhere office, que permite as pessoas trabalharem não apenas de casa, mas de qualquer lugar.

Em decorrência de medidas adicionais para controlar a variante Ômicron, da Covid-19, o formato ganhou força e mostrou que é uma tendência de sucesso que veio para ficar em diversos países, incluindo o Brasil. Na b2finance, onde eu atuo como líder administrativa, o cenário não foi diferente. Percebi que migrar para o formato remoto teve pontos positivos.

Hoje, eu tenho mais tempo para mim mesma, uma vez que eu perdia quatro horas no transporte e, agora, uso esse tempo para me dedicar à minha casa, a uma alimentação saudável e ao meu cachorro, o Duque. Isso não tem preço. No início, não ter os amigos de trabalho por perto foi difícil. Sentia falta da companhia da minha equipe, afinal era muito bom dar risadas, falar de algum assunto paralelo, contar as bagunças do meu cachorro e ouvir as histórias deles também.

A gente ainda faz chamadas de vídeo, brinca, mas não é a mesma coisa. Como eu moro sozinha, o ato de sair para trabalhar e ter contato com pessoas faz muita diferença no meu dia. Para suprir essa necessidade de estar em ambientes além dos da minha casa, comecei a praticar o anywhere office. Em 2020, viajei com meu namorado e meu cachorro para comemorar meu aniversário. Aproveitei para realizar atividades em meio à natureza, que, para mim, são uma forma de escapar do cansaço.

Sempre gostei de praticar montanhismo e fazer trilhas, mas na pandemia, senti a necessidade de ter mais contato com a natureza. É como um refúgio e resgate para sair dessa rotina cansativa que levamos trabalhando em casa. Como o Duque é bastante companheiro e tem muita energia, soltá-lo na natureza é a principal alegria que posso proporcionar a ele. Quando me questionam sobre as vantagens de poder trabalhar de outros lugares além da própria casa, penso nos privilégios que esse benefício trouxe para a minha vida.

Ter essa possibilidade é incrível – inclusive, tenho viajado muito mais. Entretanto, esse novo formato foi bom não apenas pelas viagens, mas também descobri que próximo à minha casa existe um espaço para pets que tem um local onde os donos dos cães podem trabalhar. É bom poder mesclar esses cenários e perceber que o trabalho flui do mesmo jeito. No cenário que estamos vivendo, o ponto crucial é a qualidade do seu trabalho, independente do lugar onde você esteja.

A b2finance me permite isso e, felizmente, não existe aquela sensação de que eu preciso estar 100% do tempo trabalhando de casa. Desde que eu esteja tomando os devidos cuidados por conta da pandemia, posso trabalhar de qualquer lugar. Já trabalhei em um restaurante, em um refúgio em Minas Gerais e digo sem receio: poder realizar o trabalho olhando para um horizonte repleto de verde é libertador.
Embora o cenário pareça muito bom, é fundamental observar os parceiros e parceiras de trabalho, dar apoio e estar aberto para conversar e ouvir o que eles trazem, já que muitas vezes a rotina de trabalho em casa pode ser solitária. Digo à minha equipe que eles não precisam esperar nossas reuniões para conversarmos. Se não estiver ocupada ou em uma reunião, abrimos uma vídeo chamada e trabalhamos juntos. Isso faz diferença no nosso dia.

Quando penso sobre o futuro do trabalho, percebo que o mundo está mudando e que poder levar o seu trabalho para outros lugares é uma tendência que nos traz mais qualidade de vida. Acredito que, cada vez mais, a tendência será a gente poder trabalhar sem essas amarras. E é possível ter liberdade com responsabilidade. O que eu combino com a minha equipe é que, após alinharmos nossas prioridades, cada um define como vai realizar as próprias tarefas.

Por fim, mas não menos importante, deixo uma reflexão sobre a importância dos líderes para que esse conceito se perpetue dentro dos espaços de trabalho. Se você tem a possibilidade de viajar e trabalhar ao mesmo tempo, faça. Se pode estender esse privilégio à sua equipe, deixe que vivam essa experiência. Para mim, foi muito significativo ouvir dos meus diretores que eu poderia e deveria fazer mais isso.

Nós não precisamos ficar trancados em casa para trabalhar. Organize-se, converse com o seu time e vivencie esse benefício. Viajar, por si só, é algo fantástico e poder conciliar essas vontades com o seu trabalho é o melhor dos mundos. Se há internet, dá para trabalhar, até porque nós estamos sempre online. O que temos que pensar é: como posso diminuir o estresse e a tensão da minha equipe para que o anywhere office faça sentido para eles? Quais medidas posso tomar de imediato para que eles e elas percebam os benefícios desse formato de trabalho?

As respostas são muitas e complexas, mas fica o incentivo para que mais empresas valorizem o tempo de seus colaboradores e permitam que todas e todos tenham mais qualidade de vida e, consequentemente, trabalhem mais motivados e felizes.

(*) – É Líder Administrativa e analista contábil na b2finance,consultoria especializada em Business Process Outsourcing (www.b2finance.com).