42 views 6 mins

Seis estratégias para potencializar as vendas na indústria metalmecânica

em Destaques
terça-feira, 07 de maio de 2024

Felipe Flórido (*)

Entre os setores que participam ativamente da economia brasileira, está a indústria metalmecânica. Só em 2021, como exemplo, ela correspondeu a quase 12% do PIB nacional.

No entanto, vale destacar que o segmento, mesmo desempenhando um papel essencial no desenvolvimento econômico do país, ainda assim, enfrenta desafios únicos que exigem soluções eficazes para impulsionar as vendas, aumentar o faturamento e garantir uma posição competitiva sólida no mercado.

A indústria metalmecânica oferece um suporte valioso para outras atividades econômicas. Isso porque ela impulsiona o desenvolvimento e adoção de recursos tecnológicos avançados como máquinas e equipamentos, auxiliando para um melhor crescimento e competitividade.

Contudo, o gerenciamento de todas essas abordagens é algo complexo, tendo em vista a magnitude de funções e responsabilidades que acometem o segmento. Quanto a isso, para melhorar a complexidade dos processos, é fundamental que as empresas adotem uma abordagem sistemática e estratégica. Confira algumas dicas para ajudar nessa missão:

Identifique e documente todos os processos existentes na empresa – Realizar esse processo, desde na aquisição de matéria-prima até na entrega do produto, ajudará a ter uma compreensão clara de como as operações são realizadas e onde estão as áreas de melhoria.

Analise os processos – Mapear as operações ajuda a identificar gargalos, redundâncias, desperdícios e áreas de ineficiência. Essa ação pode envolver a realização de auditorias internas, entrevistas com funcionários e análise de dados operacionais.

Trabalhe na padronização dos processos – Uma vez identificados os pontos de melhoria, é importante padronizar aquilo que for possível. Para isso, pode ser eficiente incluir a definição de procedimentos operacionais padrão (POPs), a implementação de fluxos de trabalho claros e a definição de responsabilidades.

Invista na automatização – Usar a tecnologia a favor da gestão, sem dúvidas, é uma ação estratégia. Essa abordagem pode incluir desde a implementação de sistemas ERP para integrar e automatizar fluxos de trabalho, o uso de software de gestão de produção para otimizar a programação e o controle da produção, até a adoção de sistemas de monitoramento em tempo real para acompanhar o desempenho operacional.

Invista na capacitação da equipe – Essa medida é fundamental para garantir que todos compreendam os novos processos e ferramentas implementadas, bem como promover a colaboração entre diferentes departamentos da empresa. Para atingir esse objetivo, a organização pode realizar treinamentos internos, workshops e programas de desenvolvimento profissional.

Estabeleça um ciclo de melhoria contínua e KPIs – Avaliar regularmente os processos ajuda para uma rápida identificação daquilo que precisa ser aprimorado. Além disso, esse ciclo auxilia no estabelecimento de KPIs através do monitoramento e identificação de tendências, que ajudam para tomadas de decisões assertivas.

Vale enfatizar que o planejamento e controle da produção na indústria metalmecânica são desafiadores devido à natureza dos produtos, variações na demanda e complexidade dos processos de fabricação.

Além disso, a gestão comercial e de vendas também pode se tornar complexa, devido à necessidade de lidar com cotações de preços, acompanhamento de pedidos e gerenciamento de relacionamento com clientes de forma eficiente, bem como a integração dos desenhos de produtos mais complexos que deve seguir toda cadeia produtiva da empresa.

No entanto, esses obstáculos podem ser superados a partir da implementação de um ERP. Afinal, o software tem a capacidade de impulsionar tanto as vendas quanto o faturamento, auxiliando na adoção de estratégias focadas na diversificação de produtos, marketing eficaz e eficiência operacional, ajudando as empresas alcançarem um crescimento sustentável e uma vantagem competitiva no mercado.

A ferramenta também é eficaz para promover a implementação de estratégias efetivas, contribuindo para o fortalecimento e aprimoramento da gestão comercial, vendas, financeira e contábil, garantindo a melhoria e eficiência operacional. A indústria metalmecânica possui um amplo caminho de oportunidades e expansão.

Mas, seu sucesso dependerá do quão preparadas e estruturadas as organizações estarão para acompanhar seu ritmo de crescimento. Deste modo, investir na estruturação e adoção de práticas que impulsionem sua melhoria contínua com o apoio da tecnologia, é o primeiro passo para este futuro de sucesso.

(*) – É Head de Vendas e especialista na indústria MetalMecânica no Grupo Inpvage (https://inovage.com.br/).