Seis ações essenciais para crescer com o e-commerce

Luiz Torres (*)

A internet trouxe com ela o boom dos e-commerces, que após tantos anos tem buscado cada vez mais trazer novos meios de fidelizar clientes, atrair potenciais parceiros e investir em tecnologia, se renovando em um mercado tão competitivo.

E a pandemia, por sua vez, colaborou para que as lojas físicas migrassem para o online o mais rapidamente possível. Independente se é no ramo físico ou no universo online, o desafio de manter as coisas sempre girando continua sendo o ponto chave para os empreendedores. A retomada da economia e com a confiança do consumidor subindo novamente trazem o momento certo e propício para alavancar os negócios.

Muitas vezes é preciso que a marca se reestruture definindo melhor o seu público, que tem tido mais exigência no que diz respeito à qualidade, investimentos em novo posicionamento, portfólio e até mesmo novas parcerias chaves com outras empresas que tenham relação e complemento com o seu próprio negócio. Vamos fazer uma análise de alguns dos seis principais pontos de um e-commerce bem sucedido.

. Conhecendo o público – O primeiro passo é entender as necessidades do seu público, quem ele é, do que ele precisa, e se o seu produto está realmente atendendo essa necessidade. Ou seja, não é apenas uma questão de levantar o gênero ou a idade da maioria dos seus clientes, mas buscar entender o que eles estão querendo dentro do que procuram e que sentimentos permeiam essa tomada de decisão. É possível pesquisar no mercado, realizando pesquisas com os clientes ou até mesmo pelo perfil de clientes da própria loja, ocasiões que consomem mais etc.

. Diversidade – Ao conhecer o seu público, é possível definir os produtos que irá ofertar, tendo uma diversidade dentro daquilo que se deseja. Você não precisa oferecer tudo dentro da categoria presentes, por exemplo, o que iria dificultar gerir estoque, mas pode ter uma variedade de chocolates, pelúcias e cestas para compor kits diversos.

. Site responsivo – Em um mundo mobile ter um site responsivo é essencial. Isso significa que a abordagem do site deve ser renderizada de uma forma que uma variedade de dispositivos tenham acesso a ela de forma simples, clara, nítida e sem ruídos. Ou seja, o seu site precisa funcionar bem em qualquer lugar e em qualquer aparelho.

. Investimentos em tecnologia e parcerias – Invista em tecnologia, ela é primordial para o seu negócio. Para fazer com que as demandas andem muitas vezes é preciso contar com parceiros, e os parceiros por sua vez também têm confiar no seu negócio. Oferecer a eles o seu melhor também faz parte do processo de crescimento.

Alguns, por exemplo, apostam no blockchain que fornece segurança de transações financeiras dentro das empresas para atuar com as empresas parceiras, que por sua vez distribuem os produtos da marca em todo o território nacional.

. Gerenciamento de estoque – Um bom gerenciamento de estoque evita desperdícios e falta de produto, ou seja, dinheiro parado. Identifique quais são os produtos de maior demanda e procure deixar que nunca estejam em falta no estoque. Um sistema de gestão empresarial como um software simples, pode centralizar todas essas atividades, com rapidez e organização, e possui os dados sempre atualizados para que você possa consultar.

. Logística – O estoque é apenas um dos passos a se estar atento no setor que corresponde à logística. Outros problemas são as altas tarifas, condições de estradas, roubo de mercadoria, má qualidade da frota em circulação, a ineficiência da própria tecnologia aplicada e não entender as ferramentas que se tem disponíveis.
A compreensão desse cenário e saber como poder utilizar todos os recursos é essencial para que o consumidor final não arque com as consequências de um atraso em uma entrega, por exemplo, e a marca não fique mal vista perante os olhos do consumidor. É preciso ter um bom gerenciamento de equipe e produtos.

(*) – É CEO da Flores Online, o primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do País (www.floresonline.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap