69 views 2 mins

“Saúde em Ação” tem investimento de R$ 826 milhões

em Destaques
quinta-feira, 05 de janeiro de 2017

O governador Geraldo Alckmin recebeu ontem (5), os prefeitos eleitos de 71 municípios do Estado para apresentar o programa “Saúde em Ação”, parceria do Governo do Estado com o BID.

A iniciativa realizará 163 obras na área da saúde. “São R$ 826 milhões, em 163 obras de UBS novas e reformas de unidades antigas, mais AMEs, CAPS, Diretorias Regionais de Saúde e dois hospitais”, listou Alckmin.
“Isso vai desafogar os hospitais, melhorar a resolutividade do atendimento primário e, além das obras, serão investidos recursos em equipamentos e capacitação de funcionários, informatização e integração dos centros de saúde”, disse. O programa prevê a realização de construção ou reforma de clínicas, hospitais, ambulatórios de especialidades e Centros de Atenção Psicossocial nas regiões do Vale do Jurumirim, Região de Campinas, Vale do Ribeira, Itapeva/Sorocaba e Litoral Norte.
O programa vai modernizar e articular a rede pública de saúde e capacitar os profissionais por meio das linhas de cuidados, desenvolvidas a partir de um estudo que levou em conta indicadores de saúde, econômicos e sociais e definiu as prioridades de atendimento nas regiões contempladas. Do total a ser investido, 70% são provenientes do BID e 30% são recursos do Estado.
“O governo vem buscando novas parcerias que facilitem o financiamento de projetos desenvolvidos com o objetivo de ampliar e melhorar o acesso da população a serviços de saúde modernos, bem equipados e próximos de suas residências”, disse David Uip, secretário de Estado da Saúde (SES).