85 views 4 mins

Saiba quais soft skills serão tendência em 2022

em Destaques
terça-feira, 04 de janeiro de 2022

Que o mundo passou por uma transformação radical nos últimos anos não é mais novidade para ninguém. A inteligência artificial, a robótica, a automação e a transformação tecnológica são a bola da vez em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) que desencadeou transformações nas relações profissionais e pessoais.

Mas, se por um lado o mercado de trabalho precisa de profissionais atualizados e digitalizados, por outro empresas estão percebendo que precisam de colaboradores com habilidades que vão muito além da técnica e, é preciso dar atenção para as soft skills, ou seja, as competências sócio-emocionais.

Uma pesquisa publicada na revista The Economist aponta que no século 21 as demandas estão muito mais focadas nas habilidades humanas e sociais como Assertividade, Flexibilidade, Criatividade, Persuasão, Boa gestão do tempo, Liderança, Capacidade de Ensinar, Atitude Positiva, Empatia, Pensamento crítico e Trabalho em equipe, por exemplo.

Este conjunto de competências não são mensuráveis, mas podem ser a diferença que falta para o seu ‘pulo do gato’ na carreira, seja ela como funcionário ou empreendedor. Isto porque, segundo a especialista em empreendedorismo e soft skills Alice Salvo Sosnowski (*) vivemos um cenário cada vez mais digital. Confira algumas das habilidades que a expert adianta que serão essenciais em 2022 e precisam ser desenvolvidas em um processo contínuo de percepção, consciência e prática.

1) Adaptabilidade: esteja aberto para aprender com as mudanças inevitáveis e procure não ficar preso em dilemas, paralisado diante do medo ou se distraindo facilmente. Aprenda rápido e parta para a ação.

2) Colaboração: se puder ajudar de qualquer forma, ajude. E não hesite em pedir ajuda também. Está cada vez mais claro que não somos uma ilha e precisamos dos outros para sobreviver. Faça a sua parte para reforçar os laços que nos unem.

3) Comunicação: abra espaço para conversas transparentes e faça pactos de confiança com as pessoas. Se comunique de forma clara, objetiva e assertiva. Pode ter certeza que a vida assim fica mais fácil e fluída.

4) Inovação: Limpe o terreno, reinvente, renove e inove sua forma de atuar no mundo. Crie novas formas de se comunicar, de fazer negócios, de ver os amigos e estar perto da família.

5) Negociação: exercite exaustivamente a sua capacidade de negociar. Esta é uma arte que pode ser usada em todos os âmbitos da vida. Portanto, treine sua capacidade argumentativa, exercite a empatia e pratique o jogo do ganha-ganha.

6) Resiliência: habilidade fundamental no empreendedorismo e que agora precisa ser exercitada por todos os profissionais, não importa onde estejam. Aprenda a cair e se levantar quantas vezes for necessário. Isso vai acontecer muitas vezes, mas saiba que você sairá ainda mais forte e preparado para os desafios profissionais e pessoais.

Não sabe por onde começar? Como estou em relação a cada uma destas habilidades?

  1. Quais dessas habilidades podem ajudar no meu contexto de trabalho?
  2. Quais são meus pontos fortes e fracos?
  3. O que posso fazer para começar um processo de melhoria?

Com essas questões respondidas, você já pode montar um plano de ação para exercitar cada uma das habilidades que escolheu.

(*) – Jornalista, escritora, professora, especialista em empreendedorismo e soft skills, foi eleita em 2019 uma das Top Voices no Linkedin. Também é mestranda em empreendedorismo pela FEA/USP (www.opulodogatoempreendedor.com.br).