O Natal é uma das principais datas para o comércio brasileiro. Neste ano, o movimento nas lojas físicas deve diminuir devido às restrições por conta da pandemia e pela crise econômica. Diante desse cenário, a digitalização tem se provado o melhor caminho para manter os negócios ativos.
Segundo uma pesquisa realizada pelo FecomercioSP em parceria com Ebit|Nielsen, o e-commerce paulista faturou 23,8% a mais no terceiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. E neste fim de ano, as vendas digitais, com certeza, serão essenciais para manter o comércio aquecido. De acordo com o estudo “Back to Business, HoliidayEdition”, realizado pela Visa, 54% dos brasileiros entrevistados devem realizar a maioria das compras de final de ano no comércio eletrônico.
Embora os números do e-commerce sejam mais animadores, a concorrência no ambiente virtual também é grande. Portanto, para se destacar no comércio online, é importante investir em tecnologia e em estratégias mais eficazes para potencializar as vendas. Neste contexto, aderir a ferramentas de marketing e CRM que ajudam a identificar, mapear e atrair os consumidores é fundamental para melhorar a performance nas vendas de fim de ano.
Segundo Augusto Rocha, Sócio e Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Pmweb, empresa de serviços e tecnologia para marketing, é preciso investir em estratégias que ajudem a construir relacionamentos únicos com os clientes. “As empresas devem entender que para vender mais, elas precisam focar em estratégias que valorizam os clientes. É preciso tratá-los como eles querem ser tratados e oferecer os produtos e serviços que eles precisam.
Por isso, é importante ter canais integrados e sempre dispostos a entender o momento do cliente. Desta forma, é muito mais fácil ter um negócio de sucesso e aumentar o faturamento”, explica. Confira algumas dicas para alavancar as vendas no fim do ano:
. Atraia mais consumidores para a sua base – Utilize a lógica da gamificação para atrair novos leads. Com o aumento no tráfego no site devido à procura por produtos para presentear no final do ano, crie estratégias de recompensas para quem acessa o site, como, por exemplo, uma roleta de cupons de descontos. Com isso, o consumidor tem um motivo a mais para comprar na sua loja.
. Crie um senso de urgência – Para evitar que os usuários abandonem o carrinho sem concluir a compra, uma boa estratégia é mostrar ao consumidor porque é melhor ele finalizar a compra o quanto antes. Insira um cronômetro no carrinho de checkout, informe se o produto é limitado e diga quanto tempo a oferta vai durar.
. Realize a integração de dados de todos os canais – Monitore a jornada de compra dos clientes e utilize diferentes canais de comunicação, considerando que o consumidor realiza interações nos ambientes físico e virtual, dependendo do momentos e das necessidades. A integração dos dados de todos os canais permite que a empresa realize uma comunicação mais personalizada com os clientes, oferecendo os produtos ou serviços de acordo com o comportamento de cada um.
. Empodere o time de vendas – Depois de integrar e processar os dados dos clientes, passe as informações para a equipe de vendas. Conhecendo melhor cada cliente, o vendedor consegue oferecer produtos mais adequados e realizar uma abordagem mais personalizada, aumentando as chances de vender os produtos.
O Pmweb 360 é uma plataforma de inteligência artificial que dá informações relacionadas ao comportamento de compra do consumidor e formula sugestões de mensagens personalizadas para iniciar uma conversa por Whatsapp, SMS ou ligação, tratando o consumidor de acordo com o ciclo de consumo dele e a relação dele com a marca.
. Ative o Web Push – Também é uma excelente estratégia para comunicar novidades e promoções da empresa. Como as mensagens são enviadas enquanto o usuário acessa o browser, a taxa de visualização pode chegar até 90%, captando a atenção do usuário durante a navegação, em um momento ideal para realizar a compra.
. Utilize as redes sociais – São um ótimo canal para estabelecer um contato com os consumidores. Durante a quarentena, o número de usuários e a quantidade de horas nas redes sociais cresceu bastante. O Youtube se tornou a plataforma de vídeo mais popular e, hoje, é acessada por cerca de 105 milhões de pessoas por mês no Brasil.
O TikTok já conta com mais de 7 milhões de usuários em todo o país. Utilize estratégias para levar os usuários para locais onde eles podem ser identificados, tornando as redes sociais um veículo de captação e monitoramento do comportamento dos clientes.
Fonte e outras informações: (https://www.pmweb.com.br/).