69 views 2 mins

Resultado das eleições americanas trouxe incerteza

em Destaques
segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou ontem (21) que o resultado das eleições nos Estados Unidos trouxe mais um elemento de incerteza para os mercados, mas reiterou que a instituição tem monitorado de perto o desenvolvimento dos mercados internacionais e atuado para não permitir que os efeitos dos “choques externos” se transformem em ameaça para a estabilidade macroeconômica.

“Ainda é muito cedo para termos uma ideia mais clara sobre os rumos que a política econômica americana tomará sob a nova administração. O novo cenário tem pressionado as taxas de juros internacionais, tornando o financiamento mais caro para os países emergentes, e fortalecido o dólar. O risco desse cenário é a reversão dos fluxos de capital para fora das economias emergentes”, disse Ilan, em sua apresentação, em vídeo, no seminário Reavaliação do Risco Brasil da FGV, no Rio de Janeiro.
O presidente do BC reafirmou que a instituição está bem preparada para enfrentar os cenários adversos. “Temos instrumentos à nossa disposição, estamos rumando na direção correta para fortalecer nossos fundamentos e possuímos um arcabouço de política econômica consistente”, acrescentou.
O diretor de Política Econômica do BC, Carlos Viana de Carvalho, também avaliou que ainda é cedo para determinar o efeito da mudança de direção da política econômica nos Estados Unidos, mas disse que é razoável esperar que traga um “ambiente mais desafiador” para as economias emergentes.
Logo após a vitória de Trump, o dólar subiu no mercado brasileiro nos dias subsequentes. Um dos motivos é a possibilidade de que o Federal Reserve aumente os juros da maior economia do planeta mais que o previsto por causa da política de alta dos gastos públicos de Trump. Taxas mais altas nos Estados Unidos atraem capitais para títulos do Tesouro norte-americano, o que resulta em alta do dólar em todo o planeta e afeta países emergentes como o Brasil (ABr).