85 views 4 mins

Repensando o futuro contador – nossa chamada à ação

em Destaques
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

A presidente do Painel Internacional de Educação em Contabilidade , Anne-Marie Vitale, escreveu um artigo e fez um Call to Action (CTA) – que, em português, significa uma chamada à ação – dirigido às organizações profissionais de contabilidade (Professional Accountancy Organizations – PAOs), aos contadores e a todos os profissionais. O Painel presidido por Vitale faz parte da estrutura da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês).

Publicado no site da Ifac, o artigo da contadora americana utiliza dados do Relatório Futuro dos Empregos de 2018, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, e cita que, até 2022, 75 milhões de empregos poderão ser substituídos por uma mudança na divisão do trabalho entre humanos e máquinas. Diante dessas informações, a presidente do Painel Internacional de Educação em Contabilidade faz uma reflexão sobre o papel do futuro contador.

Segundo ela, à medida que a automação e a tecnologia continuam impulsionando os modelos de negócios, o papel dos contadores e auditores precisará evoluir e se adaptar rapidamente, antecipando as áreas de demanda pelas habilidades dos profissionais; os comportamentos e as competências necessários para se ter sucesso no futuro ecossistema de negócios; e a mudança das expectativas sobre o que significa ser contador.

Vitale explica que, diante da rápida evolução que o cenário atual requer, a Federação Internacional de Contadores implementou uma abordagem para o avanço da educação contábil em nível global. O Painel Internacional sobre Educação Contábil é uma característica essencial dessa abordagem e se constitui em um instrumental para aconselhar a Ifac sobre como ajudar as organizações profissionais de contabilidade a repensar o futuro contador e prepará-los para o que está por vir.

No artigo, a presidente informa que o Painel propôs uma visão das organizações profissionais de contabilidade: “(…) contribuindo ativamente para o desenvolvimento de uma profissão pronta para o futuro – relevante, respeitável, valorizada, sustentável – que seja atraente para uma diversidade de talentos existentes e para os novos e que atenda às necessidades das organizações (nos setores público e privado) e da sociedade.”

Para garantir que a educação contábil possa enfrentar o desafio das mudanças de competências e de habilidades, Vitale defende que é preciso entender qual rumo a profissão está tomando. Em seguida, a presidente do Painel faz uma série de colocações sobre o papel da Ifac e apresenta recomendações às organizações profissionais da área e aos profissionais.

Sobre o Painel Internacional de Educação em Contabilidade, a Ifac estabeleceu, em 2019, uma nova abordagem, mais abrangente e integrada, para melhorar a educação contábil em nível global, visando garantir que a profissão contábil possa enfrentar os desafios impostos por um ambiente em rápida mudança. Com a criação do Painel, a Federação Internacional de Contadores interrompeu a operação do Comitê Internacional de Normas de Educação Contábil – International Accounting Education Standards Board – IAESB (Portal CFC).