71 views 2 mins

Renzi diz que ‘alegria e união’ vencem terrorismo

em Destaques
sexta-feira, 05 de agosto de 2016

Em visita ao Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse que a melhor resposta para combater o terrorismo é “viver com alegria e união”.

Em um discurso a italianos e descendentes que vivem em São Paulo, Renzi aconselhou a população a “não se fechar em casa”, pois esta é uma forma de deixar o terror “vencer”.
“O terrorismo é um ataque ao homem, como aconteceu na França, na Alemanha, na Tunísia, em Bangladesh, onde italianos também morreram. Se os terroristas conseguem te matar, eles vencem. Mas se eles conseguem te ‘prender’ em casa, eles também vencem”, afirmou o premier. “Nós temos que responder ao terrorismo mantendo vivos os nossos valores, a nossa cultura, a alegria de viver, que são coisas que os terroristas odeiam”, defendeu. “O Brasil conhece melhor esse conceito de alegria de viver, que é mais amplo que no nosso idioma”.
Nas últimas duas semanas, a polícia da Itália conduziu uma série de operações contra o terrorismo que resultou na prisão e até na expulsão de suspeitos do país. Já as autoridades brasileiras aumentaram a vigilância em todo o país, principalmente no Rio de Janeiro. Com a realização dos Jogos Olímpicos, extremistas e simpatizantes do EI publicaram ameaças contra o Brasil nas redes sociais. O EI chegou até a publicar um manual com técnicas de atentados durante as Olimpíadas (ANSA).