77 views 2 mins

Relator sugere que Gilmar ponha a “mão na consciência”

em Destaques
quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Relator do projeto que reú­ne medidas de combate à corrupção, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), rebateu as declarações do ministro do STF, Gilmar Mendes, que criticou a proposta.

O parlamentar sugeriu que o magistrado coloque a “mão na consciência e faça uma reflexão muito séria” sobre a situação do país. “Nestes tempos difíceis em que vive o Brasil, a gente espera equilíbrio principalmente do STF, mas o STF hoje parece que passou a gostar da luz das câmeras”, afirmou.
Citando o movimento apoiado pela população italiana – a Operação Mãos Limpas –, Lorenzoni afirmou que o atual sistema jurídico transformou o Brasil em “horror de corrupção”. Nas declarações feitas durante audiência pública da comissão especial que analisa o texto enviado pelo MP, com o apoio de 2 milhões de assinaturas, o relator ainda elogiou o trabalho do juiz Sérgio Moro e do coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol, e atribuiu às investigações o movimento que deu corpo às 10 medidas incluídas na proposta.
“O Parlamento tem inúmeros defeitos, mas tudo que foi produzido aqui a partir de iniciativa popular melhorou o sistema. Alguém tem dúvida em relação à Lei da Ficha Limpa?”, provocou. O juiz federal da 5ª Vara Federal, Anderson Furlan Freire da Silva, também defendeu pontos do texto, destacando a necessidade de criminalização do enriquecimento ilícito. Para o juiz, as medidas, se aprovadas, podem significar “a virada normativa brasileira no combate a corrupção” (ABr).