143 views 2 mins

Relator adia apresentação de relatório para quinta-feira

em Destaques
segunda-feira, 10 de junho de 2019

O relator da reforma da Previdência na Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) confirmou que vai apresentar na próxima quinta-feira (13) o seu relatório na Comissão Especial que analisa a proposta na Casa.

O adiamento foi necessário para que Moreira tenha tempo de acertar os termos da proposta com líderes partidários amanhã (12) e com governadores que estarão em Brasília hoje (11).
Domingo (9), depois de uma maratona de reuniões com técnicos durante todo o fim de semana, o deputado se reuniu a noite com líderes de nove partidos, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, e o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. No encontro, as atenções foram concentradas em pontos que ainda não são consenso.
Nesse sentido, por causa do impacto da economia esperada pelo governo, a definição de uma regra de transição para servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada, vinculados ao INSS e o regime de capitalização, ainda preocupam. Nesse último ponto, a proposta do governo será alterada. Moreira adiantou que está em discussão a inclusão de uma quarta alternativa para regra de transição para trabalhadores tanto do regime geral quanto servidores públicos. “Se for para construir apoio, será mais uma alternativa para os trabalhadores”, ressaltou.
O esforço em torno do texto tem sido para que seja levado à votação a proposta mais consensual possível. Só assim os deputados acreditam que será possível alcançar os o mínimo de 308 votos exigidos para ser aprovada no plenário da Câmara. Outro ponto que também enfrenta resistência de parlamentares é a manutenção no texto da reforma de estados e municípios. Na avaliação de Samuel Moreira, o calendário estabelecido inicialmente para a votação da reforma na comissão especial até o fim desta semana, deve ser mantido (ABr).