64 views 2 mins

Reforma votada na Câmara ‘antes do recesso’

em Destaques
sexta-feira, 14 de junho de 2019

A líder do governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL), acredita que a votação da Reforma da Previdência, em dois turnos, na Câmara, vai ocorrer antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

Após almoço com empresários e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, na Firjan, afirmou que “entre 2 e 7 de julho, o texto vai chegar para votação dentro do plenário. E a gente tem nossos dias, antes do recesso, para votar e entregar isso aprovado em dois turnos”.
Para Joice, o projeto deve chegar ao plenário já no começo de julho. A estimativa, até o dia 7, inclui possíveis “confusões ou obstruções” na Casa. “Estou dando um prazo de dilatação”. Ela evitou falar em número de votos e disse que “seria extremamente amadora” se respondesse quantos parlamentares já apoiam o projeto.
O relatório apresentado na Comissão Especial pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) recebeu críticas do ministro da economia, Paulo Guedes, que afirmou que as modificações podem “abortar a Nova Previdência”. A deputada afirmou que vai batalhar nas duas casas para aumentar a “potência fiscal” da reforma. Avaliou que o relator cedeu em alguns pontos, porque 14 partidos assinaram um documento se opondo a partes do texto.
“Estamos entre a cruz e a espada, porque a Nova Previdência de um trilhão mudaria o sistema do país, mas do jeito que estava não passa. E sem voto, você pode ter o melhor texto do mundo.”
A visita da deputada à Firjan faz parte de uma caravana nacional para divulgar informações. “Estamos levando as informações e formando esse grande time para que possamos dar informação correta e de verdade para o povo”, disse, ao afirmar que as manifestações contra a reforma realizadas em diversas cidades brasileiras foram “um fiasco” (ABr).