72 views 2 mins

Reforma não elimina déficit da Previdência

em Destaques
terça-feira, 14 de março de 2017

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, repetiu ontem (14) à bancada do PSB na Câmara a apresentação sobre a Reforma da Previdência que foi mostrada a outros partidos que compõem a base de apoio ao governo na Casa.

Ele mostrou dados sobre a evolução das despesas previdenciárias nas últimas décadas para mostrar a necessidade de se aprovar a proposta sem alterações que diminuam a reforma.
Enquanto diversas emendas defendem a manutenção das regras atuais para as aposentadorias rurais, o ministro argumentou que o déficit da previdência do campo era de R$ 14,7 bilhões em 2002 e chegou a R$ 103,4 bilhões em 2016. “O déficit na Previdência do campo é incontestável”, completou. O ministro voltou a alertar os parlamentares de que os próximos governos só terão capacidade de investimento em áreas sociais se a Reforma da Previdência for aprovada.
“Para continuarmos investindo em Saúde e Educação precisamos estabilizar a previdência. A previdência precisa ser autofinanciável”, reforçou. Também comparou a curva de gastos com previdência no Brasil em proporção do PIB com a realidade de outros países. A chamada “razão dependência” – proporção entre a população economicamente ativa e a população aposentada – brasileira caminha para ficar pior que a europeia. “Política social é muito boa, mas tem que ser paga. A conta da Previdência é cada vez maior, e a questão é como se pagar isso”, repetiu.
Ele voltou a dizer que, com o Teto de Gastos aprovado no ano passado, o Brasil voltou a uma trajetória sustentável. “Mas se a Previdência não for ajustada, as outras despesas do orçamento irão estourar o teto”, alegou. “A reforma não elimina o déficit da Previdência, mas impede que ele continue a crescer”, concluiu (AE).