77 views 2 mins

Reforma ‘não deve ficar’ para o próximo presidente

em Destaques
segunda-feira, 04 de dezembro de 2017

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, defendeu ontem (4) que a reforma da Previdência seja aprovada ainda durante o governo Temer, para que o próximo presidente não inicie o mandato com esse “enorme desafio”.

Meirelles ministrou palestra na Fundação Getúlio Vargas, no seminário Reavaliação do Risco Brasil, e disse a jornalistas, ao fim do evento, que a reforma deve ser aprovada no final do ano ou no início da próxima legislatura.
“É importante que o próximo presidente não tenha que assumir tendo esse enorme desafio pela frente”, afirmou, ao avaliar como “positivas” as reuniões feitas pelo governo com partidos da base aliada, para tratar da votação da reforma na Câmara. “Houve, não só no almoço, mas também no jantar, um comprometimento muito grande de todos os partidos da base e das lideranças com a reforma”.
O ministro evitou prever se a votação da reforma na Câmara ocorrerá neste ou no ano que vem. Entretanto, disse acreditar que ainda é possível realizá-la em 2017. O ministro comentou a possibilidade de se candidatar à Presidência em 2018, afirmando que tomará essa decisão apenas em março. “Preciso ter foco total no meu trabalho como ministro da Fazenda no momento. Para o país, isso é o mais importante”.
O ministro defendeu que o candidato que represente os partidos da base aliada do governo deve ser um nome comprometido com a agenda de reformas iniciada em 2016 (ABr).