81 views 2 mins

Recuperação do setor de máquinas agrícolas já começou

em Destaques
terça-feira, 30 de agosto de 2016

A Valtra confia que o segundo semestre de 2016 marcará o início da retomada do setor de máquinas agrícolas no Brasil.

“A trajetória de volta já começou”, disse o diretor Comercial da Valtra, Paulo Beraldi, na Expointer, que ocorre na cidade de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre. Ele espera, inclusive, que a feira reflita este cenário de retomada, com resultados de negócios melhores do que os obtidos na edição passada.
Em linha com o discurso de outras montadoras presentes na Expointer, a empresa atribui o otimismo a um conjunto de fatores, como o aumento da renda do produtor e a perspectiva de clima favorável – com previsão de um La Niña moderado. Nesse contexto, Beraldi ressalta que a mudança percebida nas condições de crédito também é fundamental para permitir o aumento das vendas.
“O agricultor hoje tem acesso a crédito com uma regra mais definida e com um processo mais focado em rapidez. Isso define uma melhoria de mercado tanto em tratores como em colheitadeiras”, afirmou. O executivo lembrou que o faturamento da empresa depende cerca de 80% de crédito concedido pelo BNDES. Apesar do otimismo, a Valtra entende que o processo de retomada esperado para os próximos meses não será suficiente para evitar uma queda do setor de máquinas este ano.
Os dados apresentados pela companhia na Expointer indicam uma previsão de estabilidade para a indústria de colheitadeiras em 2016, mas um recuo de 10% no mercado de tratores. “Para o ano que vem esperamos um mercado um pouco superior ao deste ano. O País precisa encontrar a forma de estabilidade. O agricultor é o público mais conservador que existe”, avaliou Beraldi (AE).