75 views 2 mins

Recuperação do setor agrícola na Safra 2017/2018

em Destaques
quarta-feira, 06 de setembro de 2017

Agropecuária seguirá como um dos motores da economia brasileira e deverá recuperar a participação no PIB em 2017, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para a companhia, no entanto, alguns produtos terão que equilibrar a relação entre oferta e demanda para garantirem a rentabilidade aos produtores. O produto que mais preocupa é o milho, com um safra atual recorde e com um estoque que chega ao triplo do registrado na última safra de 2015/2016.
“Se houver uma safra como foi a atual, recorde, isso traz uma pressão muito forte no mercado, dadas as condições que a gente observa hoje de preços em queda”, diz o superintendente de Gestão da Oferta da companhia, Wellington Silva Teixeira. “Saimos de um estoque de 7 para 20 milhões de toneladas de uma safra para outra. Isso traz preocupação e a necessidade de que o produtor observe isso e possa calcular melhor o que vai plantar”.
A taxa de crescimento do PIB agropecuário manteve-se em superior ao PIB brasileiro desde 2013. Para este ano, a expectativa é de retomada, de acordo com a Conab. A expectativa tem sido acompanhada por outros agentes. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou a projeção de um crescimento de 10,9% para o ano e o IBGE apontou uma alta de 14,9% no PIB Agropecuário no 2º semestre em relação a igual período de 2016.
A soja, que tem um peso grande nas exportações brasileiras – representando 13,72% de toda a exportação brasileira em 2016, ou seja, US$ 25,42 bilhões – continuará sendo o produto de maior rentabilidade ao produtor e liquidez de mercado, segundo a Conab (ABr).