61 views 42 secs

Radar comprova deslocamento de geleira na Itália

em Destaques
sexta-feira, 27 de setembro de 2019

A geleira fica no maciço do Monte Bianco (Mont Blanc, em francês), na região do Vale de Aosta, e virou motivo de preocupação e monitoramento constante por causa do risco de desabamento.
O Planpincieux é um glaciar suspenso de 2,4 km de extensão, indo de 3,6 mil a 2,3 mil metros de altitude. Segundo técnicos de Aosta, um bloco de 250 mil metros cúbicos de gelo pode se desprender a qualquer momento. O risco de colapso levou as autoridades a instalarem um radar que monitora a posição da geleira hora a hora, com precisão milimétrica. Até então, o acompanhamento era apenas fotográfico e não tinha como objetivo ser um sistema de alerta.
Segundo o especialista em geleiras Fabrizio Grillo, da Fundação Montagna Sicura, de Courmayeur, o Planpincieux já perdeu 2,5 mil metros cúbicos de gelo em dois pequenos desmoronamentos desde a última terça (24). “A situação preocupante das geleiras evidencia a emergência climática”, disse o ministro do Meio Ambiente da Itália, Sergio Costa. Apesar disso, as autoridades de Courmayeur afirmam que não há risco para áreas habitadas. Uma estrada que passa sob a geleira foi fechada por precaução (ANSA).