99 views 5 mins

Quem tem medo da auditoria externa?

em Destaques
quarta-feira, 03 de março de 2021

Mais do que nunca, a transparência nas regras de funcionamento das empresas é vista como diferencial competitivo que amplia a imagem, melhora a confiança e a reputação dos negócios perante toda sociedade. Ficar longe de casos relacionados à corrupção, fraudes e desvios de dinheiro deveria ser uma regra comum a todas as companhias.

E uma das maneiras de garantir ao mercado que a gestão está comprometida com as boas práticas da governança corporativa é por meio dos serviços de uma auditoria externa. O trabalho é feito por especialistas na área contábil e jurídica, de forma totalmente independente e com ferramentas que identificam com precisão onde estão os gargalos e potenciais do negócio.

  • O que é uma auditoria externa? Para que serve? – A auditoria externa é um exame cuidadoso sobre todas as atividades realizadas em determinada empresa, num período de tempo. O objetivo principal é averiguar se estão de acordo com ações planejadas, se foram implementadas com eficácia e de maneira adequada.

Enquanto uma auditoria interna é mais voltada para a necessidade de uma tomada de decisão da equipe gestora, a análise feita por profissionais independentes mostra a todo mercado um parecer sobre os resultados financeiros, a evolução do patrimônio, a origem dos recursos, a seriedade e confiabilidade do empreendimento.

“Em um mundo de competição acirrada – seja em ambiente local, nacional ou internacional – a auditoria externa é um instrumento estratégico. Assim, o gestor saberá com exatidão a situação do negócio e qual caminho poderá adotar”, explica o especialista em Direito Tributário e Societário, Luiz Franz.

  • Vantagens – Uma auditoria livre tem condições de identificar erros de gestão de forma imparcial. E o que é melhor: com análise crítica. “O perito não tem ligações pessoais ou profissionais com a empresa. Por isso, estará focado num trabalho complexo, sem paixões e vai averiguar detalhes para mostrar ao dono onde estão os erros e acertos”, fala o advogado Guilherme Luvisotto.

É bom frisar que o objetivo não é caçar culpados, mas sim buscar soluções imediatas para identificar os gargalos e estancar uma possível sangria.
O trabalho desse profissional pode levar dias, semanas ou meses. Tudo vai depender da carência apresentada pelo contratante. O levantamento de dados envolverá principalmente balanços contábeis, procedimentos administrativos e conversas com representantes da organização para eliminar dúvidas.

O livre acesso aos documentos e a liberdade de trânsito entre todas as áreas são fatores indispensáveis para o êxito dessa atividade. “Trata-se de um mergulho necessário nas entranhas da empresa que está interessada em conquistar mais clientes e aumentar sua prosperidade”, acrescenta Luvisotto.

  • Isenção – Outros benefícios de um profissional contratado são a tranquilidade no ambiente organizacional e a ausência de atritos internos. Como o prestador de serviço vem de fora, ninguém do quadro fixo de funcionários terá a missão de encontrar falhas ou situações delicadas que possam colocá-lo em rota de colisão com seus colegas.

Outra vantagem da auditoria externa é a comprovação da idoneidade do empreendimento. Com bases em informações claras e precisas, o parecer final também ajuda a embasar pedidos de créditos em instituições financeiras, que esmiúçam a vida empresarial antes de conceder os empréstimos.

  • Quando fazer? – Começando um novo ano, o momento é ideal para o corpo diretivo ter em mãos as análises e levantamentos, traçar os novos planos e definir os resultados esperados nos próximos meses. De acordo com o advogado Luiz Franz, o ideal é realizar essas averiguações anualmente.

“Quando o empresário faz isso, fica um passo à frente da concorrência e inicia uma nova fase em seu ramo de atividade. Assim, é possível antecipar-se a problemas, evitar gastos extras, criar novas iniciativas que ampliem os negócios, trazem fôlego ao caixa e garantem agilidade nas decisões”, conclui. – Fonte e outras informações: (www.lfradvocacia.com.br).