66 views 44 secs

PTB declara apoio ao PSDB no 2º turno em Porto Alegre

em Destaques
sexta-feira, 07 de outubro de 2016

A coligação encabeçada pelo PTB no primeiro turno da eleição à prefeitura de Porto Alegre oficializou o apoio à candidatura do deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que no último domingo, dia 2, teve 29,84% dos votos.

Ele concorre com o atual vice-prefeito da cidade, Sebastião Melo (PMDB), que somou 25,93%. Os petebistas foram muito assediados pelos dois lados e a decisão era aguardada com expectativa.
No primeiro turno, o candidato do PTB, Maurício Dziedricki, conseguiu 13,68% dos votos, o que lhe garantiu o quarto lugar. A percepção é de que os eleitores de Dziedricki, que cresceu ao longo da campanha e foi uma das surpresas da eleição, poderão ser o fiel da balança. Convencer aqueles que votaram em Raul Pont (PT) – o terceiro colocado, com 16,37% – e Luciana Genro (PSOL) – a quinta colocada, com 12,06% – será mais difícil.
Esses dois últimos partidos não manifestarão apoio a nenhum dos candidatos que seguem na disputa, e muitos de seus simpatizantes defendem o voto nulo no segundo turno. O PTB integra a atual administração municipal, liderada pelo prefeito José Fortunati (PDT). O discurso da mudança – adotado tanto por Marchezan como por Dziedricki – acabou falando mais alto (AE).