85 views 5 mins

Profissional com mindset inovador garante espaço no mercado de trabalho

em Destaques
quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Leonardo Casagrande (*)

Com os ambientes de trabalho cada vez mais dinâmicos e estruturas menos hierarquizadas, profissionais habilidosos e com perfil dinâmico estão conquistando oportunidades de crescimento dentro das empresas. A transformação digital na sociedade impactou o modo de vida das organizações e os profissionais precisaram se adaptar às mudanças – sempre muito aceleradas – para garantir espaço e se destacar.

Neste cenário constantemente mutável, o termo da vez é “mindset inovador”, já que para garantir um espaço no mercado de trabalho tornou-se imprescindível empregar a mentalidade inovadora em suas estratégias profissionais. Na psicologia, o termo mindset – ou mentalidade, em português – é utilizado para se referir à mudança de comportamento das pessoas ao longo da vida, com base num conjunto de ideias, crenças e valores individuais que refletem, inclusive, a forma como elas lidam com o sucesso ou o fracasso.

Existem dois tipos: o mindset fixo e o de crescimento. O primeiro está ligado às pessoas que não estão abertas a mudanças e que possuem crenças, culturas e paradigmas imutáveis. Já o segundo – o mindset de crescimento – revela atitudes e crenças de indivíduos que acreditam na possibilidade de superação de obstáculos e limitações.

Por isso, quando falamos da transformação digital na sociedade, precisamos valorizar os profissionais que se destacam com o mindset inovador que sejam capazes de desempenhar liderança na identificação de oportunidades para sempre promover a inovação.

Um estudo da MIT Sloan School of Management, mostrou que as empresas que possuem forte liderança na promoção de tecnologia inovadora são 26% mais lucrativas e têm receita 9% maior do que outras do mesmo setor. A pesquisa apontou que as empresas que fazem da tecnologia uma parte essencial de sua cultura corporativa lideram em seus setores.

A minha formação como arquiteto não me afastou do fascínio pelas novas tecnologias e a possibilidade de implementá-las em todas as áreas, especialmente para facilitar a vida das pessoas. Desde a minha entrada no Aprova Digital, em 2019, nos dedicamos em criar uma cultura na qual a tecnologia é usada para operações internas mais produtivas e na melhoria de processos para alcançar e satisfazer os clientes.

Como Head de Customer Success de uma empresa que fornece tecnologia especializada para órgãos públicos, me preocupo com a experiência positiva que nossos clientes – atualmente mais de 75 prefeituras do Brasil – terão ao utilizar nosso sistema.

A atenção do time em todo o processo – desde a apresentação da plataforma até os treinamentos e acompanhamento após a implantação – é fundamental, especialmente porque as expectativas dos clientes também crescem, acompanhando o avanço da tecnologia.

Assim, para compor o meu time, busco talentos que queiram crescer nesse segmento. No entanto, para além das competências técnicas, procuro profissionais que pensem criativamente sobre o uso das tecnologias e que tenham esse mindset inovador.

É preciso entender que nenhuma pessoa, seja ela física ou jurídica, está imune ao impacto da transformação tecnológica. Nosso dia a dia se tornou digital e hoje a maioria das pessoas organiza e armazena tudo pelo celular.

Viver num mundo conectado e altamente digital apenas reforça a certeza de que o uso da tecnologia é um caminho sem volta e que muito ainda está por vir. Empresários que fecham os olhos para a evolução, repetirão a história de grandes corporações que pereceram por não acompanhar essa transformação.

Trabalhar o tripé: pessoas, processos e tecnologia – além de manter a equipe engajada, atualizada e integrar departamentos – é fundamental no processo de inovação e ajuda na implementação de um mindset inovador.

O mesmo serve para os profissionais que estão ou que pretendem ingressar no mercado de trabalho. O sucesso não depende apenas das suas habilidades técnicas, mas também do quanto você está disposto a se renovar para acompanhar as transformações que não cessam.

(*) – Arquiteto aficionado por Customer Experience, é Head de Customer Success no Aprova Digital desde 2019, govtech que oferece soluções tecnológicas para o governo (https://aprova.com.br/).