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Previsões de compliance para 2022

em Destaques
sábado, 01 de janeiro de 2022

Gustavo Leite (*)

  1. As empresas precisarão unificar a privacidade, risco e descoberta de dados para evitar multas – Em 2022, dois desafios de negócios entrarão em conflito e exigirão que as organizações unifiquem suas estratégias de conformidade. Em primeiro lugar, a transformação digital e a mudança para o trabalho híbrido fragmentaram os dados em uma gama cada vez mais diversificada de ferramentas, de mensagens e colaboração.

Em segundo lugar, como as regras acerca da privacidade de dados continuam a evoluir em diferentes países, está se tornando cada vez mais desafiador ficar em conformidade com as novas legislações. A abundância de soluções de gerenciamento de dados, privacidade e conformidade que muitas empresas adotaram para se manter em conformidade e capturar, arquivar e descobrir todos os seus dados está rapidamente ficando fora de controle.

Em 2022, esses dois desafios chegarão ao ápice, à medida que as organizações perceberem que não têm os recursos para continuar expandindo – e gerenciando – sua bancada de ferramentas, mas também não podem se dar ao luxo de sair da conformidade.

Isso começará a conduzir uma mudança para uma abordagem mais unificada, na qual as empresas serão capazes de gerenciar arquivamento de dados, privacidade, risco e descoberta de uma única plataforma unificada e integrada – levando a um gerenciamento simplificado e maior eficiência.

  1. As linhas entre as comunicações comerciais e pessoais continuarão a se confundir, e as empresas precisarão tomar medidas – O uso de canais pessoais ou não oficiais para fins comerciais é um problema que quase todas as organizações enfrentarão no novo ano, quer percebam ou não.

Isso ocorre principalmente porque a mudança para uma cultura de “trabalhar de qualquer lugar” está aumentando o volume de conversas em trânsito por texto, telefone, vídeo, plataformas sociais ou chat, com os funcionários entrando e saindo de diferentes ferramentas para falar para contatos diferentes.

Por exemplo, com a interação face a face minimizada durante o COVID, é muito mais provável que um corretor possa primeiro encontrar um cliente online, por exemplo através do Clubhouse, e então, uma vez assinado, é natural que ele continue sua correspondência lá. Porém, o que é impulsionado pela conveniência para os trabalhadores do conhecimento causa complexidade para a equipe de compliance, porque se essas conversas se relacionam ao negócio, elas devem ser capturadas e monitoradas.

No início de 2022, as organizações precisarão adaptar proativamente suas políticas para garantir que, se uma ferramenta social ou de colaboração estiver sendo usada no curso dos negócios, ela será incluída em sua estratégia de conformidade.

  1. Os algoritmos de IA permitirão mudança para o monitoramento preventivo – A AI/ML oferece às empresas a oportunidade de supervisionar as informações regulamentadas em uma escala que nunca foi possível antes – sem a necessidade de expandir suas equipes de conformidade.

A capacidade de monitoramento adicional que os bots serão capazes de fornecer em 2022 permitirá que as empresas mudem de uma postura reativa, onde abrem investigações com base em suspeitas de violações de conformidade, para uma abordagem proativa, onde a amostragem de dados pode ser feita em um grande o suficiente dimensionar para detectar preventivamente problemas em potencial antes que eles sejam relatados.

Isso não apenas permitirá que as organizações minimizem o impacto da não conformidade interrompendo-a logo no início, mas também evitará a publicidade negativa que poderia potencialmente ocorrer após uma investigação formal.

  1. A análise de dados mudará para comunicações multimodais – As informações criadas pela mudança para ferramentas de colaboração durante a pandemia atingirão uma massa crítica para mineração de dados em 2022. A pesquisa da Veritas descobriu que a quantidade de tempo gasto em ferramentas de colaboração, conferência e mensagens aumentou 20% desde o início da pandemia.

A boa notícia é que essas ferramentas capturam dados que normalmente são perdidos durante reuniões pessoais, e o corpo de informações que agora possui um registro está ficando grande o suficiente para pintar um quadro significativo e holístico.

Por exemplo, no setor de saúde, as comunicações entre um médico e um paciente por meio de anotações escritas de pacientes, chamadas de áudio e consultas de vídeo podem ser capturadas e analisadas para extrair o sentimento de palavras escritas e até mesmo expressões faciais ou tom de voz.

Isso pode ser compilado em conjunto para ajudar a construir uma imagem mais holística para auxiliar no diagnóstico, antes de ser arquivado para HIPPA ou outros fins regulamentares.

  1. A previsão de informações inteligentes ganhará impulso – Como sabemos, a mudança para o trabalho híbrido causou um grande aumento na quantidade de dados gerados em várias fontes, e é essencial para as empresas de hoje serem capazes de capturar, arquivar e descobrir esse volume de dados em rápido crescimento.

No entanto, esse processo pode ser bastante caro com base na quantidade de dados sendo gerados e, o problema é, muitos desses dados são classificados como ‘dados obscuros’ – o que significa informações que são coletadas, processadas e armazenadas, mas não são usadas para quaisquer outros fins. No novo ano, as organizações começarão a prever de forma proativa o conteúdo inteligente no limite para ter uma ideia melhor de quais dados realmente importam.

Ao fazer isso, a tecnologia pode aproveitar uma combinação de padrões e políticas de dados de IA para fazer uma previsão inteligente de qual conteúdo realmente precisa ser capturado e analisado, o que, por sua vez, reduzirá significativamente os custos e aumentará a eficiência. Esta é a próxima onda de gerenciamento não apenas de dados, mas de informações em sua origem.

  1. A leniência da Covid aumentará – portanto, as empresas precisam estar preparadas – Muitos vigilantes da conformidade se mostraram indulgentes durante a pandemia do Covid, com os reguladores reconhecendo que as empresas frequentemente não tinham largura de banda para corresponder à conformidade com suas atividades Covid de emergência, nem os fundos para pagar suas multas.

À medida que nos aproximamos do segundo aniversário de viver com a Covid, podemos esperar que a tolerância comece a secar à medida que os reguladores internacionais começam a sentir que o tempo para desculpas já passou. As organizações que precisaram concentrar suas atenções em outro lugar devem fazer questão de atualizá-las rapidamente antes que as multas comecem a rolar.

(*) – É Country Manager da Veritas para o Brasil (https://www.veritas.com/).