Conrado Navarro (*)
Atrasar pagamentos pode arruinar suas finanças pessoais e isso não é exatamente uma novidade. Mas, será que você já pensou nisso de outra forma: já se perguntou como pagamentos atrasados podem afetar sua vida no futuro?
É muito fácil e cômodo pensar somente no dia de hoje, ainda mais quando a situação não anda nada boa no Brasil e mundo afora.No entanto, agir assim não resolve sua situação financeira. Pelo contrário, você “empurra com a barriga” um desafio e ele logo se torna um pesadelo. Contas em atraso podem significar desde a interrupção no fornecimento de serviços até mesmo a perda de um bem importante.
Para evitar que as contas atrasadas prejudiquem seu caminho rumo a uma vida financeira mais equilibrada, preparei algumas dicas:
- Comece seu controle financeiro agora – Convenhamos, é praticamente impossível se planejar sem conhecer muito bem a sua realidade financeira atual.
• Quanto você ganha, de verdade? Valor líquido?
• Com o que você gasta?
• Quanto gasta por mês com determinado hábito de consumo?
• Consegue guardar dinheiro?
As perguntas são para provocar! E, você começar agora mesmo seu controle financeiro. Então, use alguma planilha gratuita de controle financeiro ou app, mas comece.
- Guarde quando o salário cair na conta – Se esperar o fim do mês para guardar dinheiro e poupar, acaba que não sobra nada e o investimento não acontece.Essa história é comum e tem um efeito emocional ruim, porque desanima e passa a fazer você duvidar da própria capacidade de juntar dinheiro.
Para mudar essa história e, de quebra, evitar problemas com atraso de contas, guarde assim que o dinheiro do mês cair na conta. A prática de separar, “tirar da sua frente” algum dinheiro assim que o montante maior chega, funciona. Experimente!
- Coloque as contas mais importantes em débito automático – Aproveitar a tecnologia para evitar pagar juros e atrasar contas é possível para todo mundo hoje em dia. Praticamente tudo acontece através do celular e você pode automatizar e inserir contas em débito automático com muita facilidade. Assim, você não vai mais esquecer de pagar suas contas e ao mesmo tempo vai agilizar as coisas no seu planejamento financeiro.
- Não comprometa mais de 30% da sua renda com dívidas – O efeito “Bola de Neve” é muito perigoso e costuma assustar só quando já é grave demais. Tudo começa com uma conta aqui e outra ali que você deixa de pagar, mas logo as dívidas ficam muito elevadas e a coisa se complica. Para evitar esta situação, procure sempre avaliar sua realidade financeira em termos de comprometimento da renda.
Observe seu controle financeiro e avalie se você está ou não gastando mais de 30% de sua renda líquida mensal com contas que só vencem no futuro. Se for esse o caso, reveja suas decisões de consumo e interrompa imediatamente este ciclo.
- Pare de comprar parcelado – No dia a dia, valores pequenos parecem caber no orçamento, mas quando somados eles ultrapassam sua capacidade de pagamento? Pois é, um dos principais vilões das contas em atraso é a compra parcelada. Uma comprinha aqui, outra ali, parece que vai dar. E estoura tudo. Mude seu hábito ao consumir e prefira pagar à vista e com desconto.
Se não tiver dinheiro, junte antes de comprar. Comprometer sua renda futura com despesas feitas hoje pode complicar o pagamento de contas importantes nos meses seguintes. Lembre-se: com um controle financeiro mais rígido e o hábito de comprar mais à vista ou em poucas parcelas, você evita problemas com atrasos e juros.
(*) – É sócio e especialista em finanças pessoais na Grão (https://grao.com.br/).