100 views 59 secs

Pezão defende lei que multe portador de armas brancas

em Destaques
quinta-feira, 11 de junho de 2015

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, defendeu a aprovação pelo Congresso de uma lei que proí­ba o porte de armas brancas, como fez a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

O projeto aguarda sanção do governador. “Em princípio, não vejo problema nenhum [no projeto]. Agradeço muito à Assembleia e espero que o Congresso tome a mesma posição”, disse Pezão, que considerou a ausência de tal lei “uma falha”.
A lei aprovada pelos deputados estaduais do Rio multa com R$ 2,4 mil a R$ 24 mil quem for flagrado com facas, punhais ou similares que tenham lâminas de mais de 10 centímetros. Pela lei, não será multado quem puder justificar que a arma é instrumento de trabalho. Pezão informou que estão em estudo a construção e a ampliação de unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas e que a intenção é iniciar as obras ainda neste ano. Novas unidades seriam erguidas em Tanguá e Duque de Caxias. Em Volta Redonda e Campos dos Goytacazes haveria expansão das unidades existentes.
O governador participou do anúncio do Mapa da Pessoa com Deficiência, que será produzido pela ONG RioSolidário e o Sebrae-RJ. A ONG, que é presidida pela primeira-dama do Rio, Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim, vai cadastrar as pessoas com deficiência, que o IBGE calcula em 3,9 milhões no estado (ABr).