71 views 46 secs

Petrobras reajusta preço do gás

em Destaques
segunda-feira, 07 de maio de 2018

A Petrobras reajusta hoje (8) em 7,1%, em média, o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) de uso industrial e comercial às distribuidoras.

A companhia tem como base o preço de paridade formado pelas cotações internacionais mais os custos de transporte e taxas portuárias. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos.
Além disso, o preço médio considera uma margem que cobre os riscos – como volatilidade do câmbio e dos preços. O sindicato Sindigás informou que foi comunicado pela Petrobras na tarde de ontem (7) sobre novo reajuste de preço do GLP empresarial, para embalagens acima de 13 quilos. De acordo com a Petrobras, o aumento será entre 5,8% e 8,6%, dependendo do polo de suprimento, válido a partir de 0h de hoje (8) nas unidades da petroleira.
Com o aumento, o ágio praticado pela Petrobras está em 31% em relação ao preço praticado no mercado internacional. Na avaliação do Sindigás, “esse ágio vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos, impactando de forma crucial empresas que operam com uso intensivo de GLP” (ABr).