No novo mundo do trabalho, as prioridades das pessoas mudaram, com uma ênfase cada vez maior na saúde mental, física e emocional, além da expectativa de que o trabalho deve se adaptar à vida, e não o contrário.
A adoção de novos modelos de trabalho, que permitem trabalhar de qualquer lugar, tem trazido uma série de benefícios aos trabalhadores, incluindo um impacto positivo na saúde mental e física. Os efeitos desse novo modelo de trabalho estão sendo analisados por diversas instituições de renome, reforçando a crença de que essa mudança veio para ficar.
Um exemplo é o estudo realizado pelo IWG – líder global e nacional em locais de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios – junto ao Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido. Os dados obtidos em 2023 mostram que:
- 66% dos trabalhadores que atuam no formato híbrido afirmam ter sentido uma melhora na saúde mental;
- Com o modelo híbrido, trabalhadores têm mais tempo para família e amigos (55%), atividade física (52%) e caminhadas (67%);
- 54% têm mais tempo para o preparo de refeições saudáveis ao longo da semana;
- Redução no tempo de deslocamento garante até 71 horas a mais de sono por ano;
- 79% notaram aumento na produtividade em comparação com o período pré-pandemia, como resultado de menos estresse relacionado ao trabalho;
- 88% consideram a opção pelo trabalho híbrido tão importante quanto benefícios financeiros;
Para Tiago Alves, CEO do IWG no Brasil, o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências de trabalho para 2024 e está mudando a forma como as pessoas trabalham em todo o mundo. O formato, segundo ele, traz benefícios significativos, como aumento da felicidade dos funcionários, melhoria da produtividade e maior retenção e atração de talentos.
“Os profissionais do regime híbrido podem ajustar seu trabalho às suas vidas, inclusive reduzindo a necessidade de longos deslocamentos diários. Oferecer a opção de trabalho híbrido é uma maneira importante e simples para as empresas mostrarem que se importam com seus funcionários. Isso permite que eles tenham mais controle sobre seus horários e tenham mais tempo livre. As empresas que adotam o trabalho híbrido percebem não apenas uma equipe mais saudável, mas também mais comprometida e produtiva”, pontua Tiago Alves, CEO do IWG Brasil.
Em recente relatório levantado pelo IWG, para determinar as melhores cidades do mundo para realizar o “Workation” (uma tendência que une trabalho a viagens), os dados mostram que:
- 88% dos trabalhadores híbridos atuaram de locais distantes de suas sedes em 2022;
- 71% considerariam entrar para um novo trabalho, apenas se oferecesse a flexibilidade para trabalhar remotamente, em parte do tempo.
- A pesquisa também aponta o Rio de Janeiro como uma das melhores cidades do mundo para realizar o “workation”.
- Como benefícios do trabalho híbrido:
- 76% destacaram equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho,
- 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento
- 30% desfrutar de férias mais longas
- Fonte e outras informações: (https://www.iwgplc.com/en-gb).