Com o cenário varejista online cada vez mais competitivo, os lojistas precisam, mais do que nunca, fugir do mais do mesmo e entregar experiências de qualidade, que atendam de fato o que o cliente busca. Sendo assim, é preciso investir em personalização e em outras estratégias que proporcionem a melhor experiência possível.
Segundo levantamento recente feito pela NuvemShop, as vendas no Dia do Consumidor – comemorado no último dia 15 – somaram R$ 37,4 milhões somente no segmento de vendas online, em 2023.
Com o crescimento contínuo do comércio eletrônico as marcas se conectem de forma significativa com os consumidores, por meio de promoções atraentes, experiências personalizadas e um atendimento excepcional” comenta Rodrigo Garcia, diretor da Petina Soluções em Negócios Digitais.
Estudo sobre as tendências sobre o consumo digital, realizado pela Opinion Box em 2023, aponta que 58% dos consumidores consideram que os valores são mais acessíveis nas compras via e-commerce e por isso dão preferência à modalidade. Pensando em alcançar melhores resultados, Garcia listou 5 estratégias para não apenas atrair, mas também reter os consumidores online. Confira:
- – Vendas personalizadas – Em um mercado saturado, a personalização se tornou uma aliada indispensável. A personalização é a chave para se destacar em um mercado com ampla concorrência. Hoje, os consumidores buscam mais do que simples compras, eles desejam sentir que são valorizados e compreendidos como indivíduos.
Ao oferecer experiências personalizadas, desde recomendações de produtos e ofertas exclusivas com base nos históricos de compra, as marcas mostra que conhece o cliente e passa a construir um bom relacionamento.
A personalização não se trata apenas de adaptar ofertas, mas de demonstrar um genuíno interesse nas necessidades e preferências de cada comprador. Essa abordagem não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também fortalece a fidelidade à marca ao longo do tempo.
- – Experiência omnichannel integrada – A integração entre os canais online e offline é outro aspecto importante para atender às expectativas do consumidor moderno. Garantir uma experiência consistente e conveniente, independentemente do canal utilizado, fortalece o relacionamento com a marca.
A abordagem omnichannel não é apenas atender, mas encantar o cliente em cada ponto de contato. O vendedor tem que se preocupar em conectar os mundos online e offline, para proporcionar uma experiência positiva contínua.
- – Agilidade e empatia ao atender cliente – Para alcançar a excelência no atendimento ao cliente, é fundamental investir em recursos que garantam interações ágeis e soluções eficientes para problemas do consumidor.
Por meio de treinamentos especializados, os colaboradores podem adquirir habilidades essenciais para lidar com diversas situações, demonstrando empatia e proatividade com o cliente.
- – Programas de fidelidade – Se bem elaborados, tais programas não apenas incentivam a repetição de compras, mas também fazem com que o cliente se sinta especial e valorizado.
Os programas de fidelidade são uma forma simples e eficaz de construir relacionamento com os clientes. Ao oferecer brindes atrativos e acesso exclusivo a benefícios, constrói-se uma relação de confiança que se reflete em cada interação. - – Atenção ao feedback dos clientes – Ouvir atentamente o feedback dos clientes e agir proativamente para resolver quaisquer problemas ou lacunas é fundamental para manter a relevância e a competitividade do negócio. Isso porque demonstrar um compromisso genuíno com a satisfação do cliente fortalece o elo e constrói lealdade ao longo do tempo.
Receber e avaliar continuamente o feedback dos clientes é um passo indispensável para aprimorar os produtos e serviços. Ao ouvir atentamente as opiniões e agir de forma eficiente para resolver qualquer problema detectado é uma das principais medidas que levam ao sucesso e à longevidade. – Fonte e mais informações: (https://petina.com.br/).