85 views 45 secs

Parlamentares contra requerimento de informação

em Destaques
segunda-feira, 12 de junho de 2017

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) impetraram, na tarde de ontem (12), mandado de segurança, junto ao STF, contra Requerimento de Informações assinado pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP) sobre o ministro Edson Fachin.

De acordo com a petição, o requerimento de informações subscrito por Pinato tem o objetivo de constranger o ministro Fachin, criar fatos políticos e obrigá-lo a se declarar suspeito no inquérito que investiga o presidente Michel Temer.
Além disso, a petição alega ainda que os órgãos legislativos podem requerer informações apenas de ministros de Estado ligados ao Executivo, resguardando juízes no exercício de sua função. Segundo Randolfe “essa movimentação é claramente uma retaliação coordenada pelo presidente Temer, que, para desviar o foco do lamaçal em que foi flagrado, busca desqualificar o juiz da causa, tendo em vista o perfil rigoroso com que Fachin notoriamente tem conduzido a chamada Operação Lava Jato”.
O deputado Fausto Pinato apresentou requerimento à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, dirigido a Fachin, sob o pretexto de permitir ao Ministro que explique se o executivo Ricardo Saud, delator da JBS, o auxiliou na sua sabatina no Senado (AE).