77 views 2 mins

Para Temer, Freire vai ajudar a salvar o Brasil

em Destaques
quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O presidente Michel Temer disse ontem (23) que o papel de Roberto Freire em seu governo irá além ao das atribuições dele à frente do Ministério da Cultura.

“Você não vai cuidar somente da cultura, Roberto. Quero que você esteja do meu lado para governar”, disse o presidente durante a cerimônia de posse do novo ministro na pasta. “Você traz para o governo a simbologia de quem tem um passado de lutas em favor do Brasil. Temos hoje absoluta certeza de que o governo está ganhando muito. Se não foi bem até agora, eu digo a vocês, a partir do Roberto Freire o governo ganhará céu azul, velocidade de cruzeiro e vai salvar o Brasil”, disse o presidente.
Temer reiterou que o país vive uma recessão profunda e que, mesmo diante desse cenário, “exige-se” logo o crescimento, passando por cima da recessão. “Mas é preciso, primeiro, vencer a recessão para depois retomarmos o crescimento, porque é com ele que vem o emprego”, afirmou, referindo-se à necessidade de aprovação da PEC do Teto de Gastos Públicos e da Reforma da Previdência, tanto no âmbito federal como estadual.
Temer revelou que planejava colocar Freire na pasta desde antes da posse na Presidência, mas que, em função da necessidade de reduzir o número de ministérios, a ideia acabou sendo postergada. “Roberto disse, após ter sido designado [extraoficialmente] ministro da Cultura, que eu teria de reduzir ministérios, e que se não o fizesse iria apanhar demais. Ele me disse: ‘faça o seguinte: se quiser meu cargo está à disposição’. Como tinha na cabeça a figura do Ministério da Educação e Cultura, resolvi reunir as duas pastas” (ABr).