76 views 2 mins

Para Brasil crescer, juros ‘têm de cair’ ainda mais

em Destaques
terça-feira, 04 de dezembro de 2018

Para um crescimento mais robusto da economia brasileira será preciso uma queda mais forte dos juros, disse ontem (4), o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal.

“Quem empresta quer emprestar para o maior número de pessoas e empresas, aumentando o volume de negócios e reduzindo os riscos. Quanto menores forem os juros, mais pessoas poderão usar o crédito”, disse, em almoço anual da entidade, que reuniu dirigentes das instituições financeiras do País.
Ele afirmou ainda que houve avanços no âmbito do ajuste fiscal ao longo dos últimos dois anos e que a expectativa é de que uma reforma da previdência possa ser alcançada em 2019. Para ele, 2018 foi o segundo ano de recuperação do crescimento econômico após uma das mais profundas recessões da história do Brasil, mas que o crescimento registrado, contudo, ficou aquém do que se esperava no final do ano passado.
“Mas vimos a partir de outubro um afrouxamento das condições financeiras, com queda das taxas de juros de mercado, apreciação do Real, elevação da bolsa de valores e dos preços de ativos brasileiros, e uma melhora dos indicadores de confiança de empresários e consumidores que já se refletem em sinais de aceleração da atividade econômica e do emprego”, destaca. Segundo ele, o mercado de crédito continua em gradual recuperação, influenciado pelo crédito livre aos consumidores.
Destacou que expansão do crédito deve se acelerar em 2019 diante da aceleração do crescimento do PIB. “O novo governo foi recebido com expectativas favoráveis pelos mercados, por seu compromisso explícito com as reformas econômicas liberais, compromisso confirmado pela escolha de uma equipe econômica de grande envergadura intelectual, que tem o diagnóstico correto do que precisa ser feito para enfrentar os nossos desafios econômicos”, concluiu Murilo Portugal (AE).