65 views 2 mins

Papa envia mensagem aos brasileiros

em Destaques
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O papa Francisco enviou uma mensagem ontem (14) ao Brasil para marcar o início da Campanha da Fraternidade, e propôs uma reflexão sobre a importância do perdão.

O tema escolhido para a ação neste ano é “Fraternidade e Superação da Violência” e, por isso, o Pontífice pediu para que os católicos sejam arautos e construtores da paz. “Uma paz que é fruto do desenvolvimento integral de todos, uma paz que nasce de uma nova relação também com todas as criaturas. A paz é tecida no dia a dia com paciência e misericórdia, no seio da família, na dinâmica da comunidade, nas relações de trabalho, na relação com a natureza”, escreveu Jorge Mario Bergoglio.
Segundo o líder católico, o “perdão é das ofensas a expressão mais eloquente do amor misericordioso e, para nós cristãos, é um imperativo que não podemos prescindir”. No entanto, ele reconhece que “às vezes” é “difícil perdoar” e que, é nesse momento, que todos devem perceber que o “perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração, a paz”. No fim do texto, o Papa invoca “a proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida sobre o povo brasileiro, concedendo a Benção Apostólica”. A carta foi enviada aos líderes católicos no Brasil em 27 de janeiro, mas foi divulgada pelo Vaticano apenas nesta quarta.
Desde que assumiu o Pontificado, o Pontífice envia sempre uma mensagem ao país no início da Campanha da Fraternidade, que é liderada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Criada em 1962, a ação tem um tema específico de reflexão durante o período da Quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa católica, e é apresentada sempre na Quarta-Feira de Cinzas (ANSA).