81 views 2 mins

Papa defende Wojtyla: amizade com mulher é possível

em Destaques
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O papa Francisco disse a jornalistas ontem (18), no avião que o trouxe do México, que sabia da relação entre João Paulo II e a filósofa Anna-Teresa Tymieniecka, que chamou atenção da mídia internacional nos últimos dias, e que a amizade entre homens e mulheres não é um pecado.

“A amizade com uma mulher não é um pecado, é uma amizade. Uma relação amorosa com uma mulher que não seja sua esposa sim é um pecado”, disse, acrescentando que Karol Wojtyla “era um homem que queria pensar como as mulheres”. “O Papa tem um coração que pode ter uma amizade saudável e santa com uma mulher”, concluiu.
Centenas de cartas enviadas pelo papa João Paulo II para a filósofa norte-americana de origem polonesa foram reveladas em um documentário da emissora britânica “BBC” nesta semana. Os documentos mostram uma amizade “intensa”, mas não apontam evidências de que o religioso tenha rompido o voto de celibato feito ao se tornar padre.
Francisco acrescentou que um homem que não sabe ter uma boa amizade com uma mulher é alguém a quem falta algo. “E eu, por experiência, quando peço conselhos a colegas ou amigos, sempre gosto de receber a opinião de uma mulher”. As mulheres “te dão tanta riqueza, olham para as coisas de uma maneira diferente. Eu gosto de lembrar que a mulher é aquela que constrói a vida no útero”, concluiu (ANSA).