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Os principais indicadores de RH que as empresas devem acompanhar

em Destaques
segunda-feira, 05 de setembro de 2022

Os indicadores de RH são ferramentas poderosas que ajudam empresas de diversos setores a identificar resultados positivos e pontos de melhoria na gestão de talentos. Cada um deles analisa e mensura o impacto e a eficiência das ações de desenvolvimento profissional nas organizações e usá-los é fundamental em todos os negócios que visam os melhores resultados.

Também são importantes para orientar o planejamento, implementação e revisão de ações criadas pelo departamento de recursos humanos. Quando bem aplicados, os indicadores de RH ajudam a guiar as decisões de gestores e lideranças da empresa, o que tende a impactar positivamente toda a cadeia de negócios. Entre os principais indicadores, podemos destacar 5:

  1. Índice de turnover ou rotatividade de funcionários – O índice de turnover, também conhecido como índice de rotatividade, é um indicativo que aponta para a frequência de saída e entrada de novos colaboradores na empresa em um determinado período. Este indicador ajuda a empresa a entender uma série de fatores, como a qualidade do processo de recrutamento e seleção de candidatos, a eficiência dos processos de onboarding de funcionários e as iniciativas de retenção de talentos.

Um alto índice de rotatividade pode indicar problemas relacionados a estes fatores, pois quanto mais problemas na retenção de funcionários, maior é o turnover. Isso é muito prejudicial para a empresa, pois gera custos rescisórios com o processo de demissão, com novos processos de contratação e treinamentos.

Com o monitoramento constante do índice de rotatividade da empresa, o RH pode repensar estratégias de retenção de talentos que não estão funcionando e elaborar iniciativas para minimizar o turnover, como a oferta de novos benefícios ou um aumento salarial.

  1. Absenteísmo – O índice de absenteísmo é aquele que mede as ausências dos colaboradores a partir das faltas justificadas ou não justificadas, atrasos, licenças médicas, etc. Mede o volume de faltas dos funcionários e ajuda a prever a quantidade de faltas que acontecerão em um determinado período e quais serão os impactos financeiros e de produtividade que essas ausências terão sobre as equipes. Além disso, ele ajuda a identificar os motivos das faltas e se há alguma coisa que a empresa pode fazer para evitá-los.
  2. Satisfação interna e clima organizacional – Esse índice serve para medir a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho e a satisfação dos colaboradores com a empresa e suas atividades. Com ele, os gestores podem entender como os funcionários estão se sentindo a respeito do trabalho, das equipes com quem atua, com as lideranças, com sua remuneração e com a empresa em geral.

É possível medir a satisfação interna e o clima organizacional com o uso de pesquisas anônimas de satisfação e iniciativas de feedback com o departamento de RH. Isso incentiva a transparência e ajuda as lideranças a entenderem os sentimentos dos funcionários com a organização.

  1. Eficácia de treinamentos – O departamento de RH tem como parte das suas responsabilidades garantir que os funcionários recebam os treinamentos adequados e no momento correto para que possam desenvolver suas atividades diárias.

Por isso, realizar uma atualização constante de quantos funcionários já receberam treinamentos e quantos ainda precisam ser treinados é importante para assegurar que os funcionários têm os conhecimentos necessários para entregar suas demandas.

  1. Quantidade de horas extras e horas trabalhadas – É importante avaliar também a proporção entre horas trabalhadas e horas extras dos funcionários.
    “Equipes que fazem muitas horas extras podem estar enfrentando problemas de sobrecarga de atividades ou dificuldades em manter a produtividade alta”, comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal.

“Ambas situações podem resultar no acúmulo de horas extras, o que é prejudicial tanto para a empresa, que tem que pagar pelas horas trabalhadas a mais, quanto para a equipe, que fica mais cansada”. Acompanhar este indicador ajuda a empresa a pensar em estratégias de redução de horas extras para melhorar a produtividade das equipes.

Como ferramentas digitais podem ajudar a verificar estes indicadores?
Existem várias ferramentas digitais que ajudam as empresas a medir e identificar melhorias nos processos internos da empresa.

Um sistema de controle de ponto online pode ajudar o departamento de RH a identificar atrasos, faltas, horas extras e muito mais fatores de atenção que podem ser medidos pelos indicadores aqui mencionados. – Fonte e mais informações: (https://www.mywork.com.br/controle-de-ponto/).
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