69 views 2 mins

ONS reduz previsão de chuvas em março no País

em Destaques
sexta-feira, 02 de março de 2018

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a previsão de chuva na maior parte do País ao longo do mês de março.

Em sua primeira revisão das estimativas, a entidade passou a prever um volume de afluências no Sudeste em 88% da média histórica para o mês, 5 pontos porcentuais abaixo que o previsto inicialmente.
Com isso, o nível de armazenamento dos reservatórios da região deve subir 1,5 p.p. menos que o calculado anteriormente, chegando em 31 de março nos 44,6%, ante os 37,5% anotados na quinta-feira, 1º de março. Para o Nordeste, a projeção de Energia Natural Afluente (ENA) caiu de 58% para 56% da média de longo termo (MLT) de março. Com isso, os reservatórios da região devem alcançar 36,9% da capacidade ao final deste mês, 0,5 p.p. menos que o previsto inicialmente. Na quinta-feira, o índice estava em 26,8%.
Já para o Norte, as afluências previstas seguem acima da média histórica, mas baixaram 3 pontos porcentuais, para 109% da MLT de março, enquanto a projeção de armazenamento dos reservatórios da região segue em 66,5% ao final do mês, ante os 61,6% verificados na quinta. Na contramão, a expectativa de chuvas no Sul aumentou, 5 p.p., para 78% da média histórica de março, permitindo que os reservatórios da região alcancem 64,1% – ainda assim, 2 p.p. menos que o inicialmente estimado e abaixo do 72,6% anotados na quinta (AE).