Marcondes Farias (*)
O mercado de marketing e comunicação estão entre os que utilizam as inovações para se reinventar e já começaram a aderir, testar e usufruir dos benefícios das novas tecnologias. E, claro, com a inteligência artificial (IA) não seria diferente. As primeiras gerações de IA já têm sido amplamente utilizadas para otimizar estratégias e melhorar a experiência do cliente, gerando mais oportunidades de vendas e fidelização.
De acordo com um estudo da Honeywell, que ouviu empresas de varejo em todo o mundo, 59% dos entrevistados querem utilizar essa tecnologia para melhorar a jornada do consumidor e os entrevistados acreditam que as inovações de IA, aprendizagem de máquina e visão computacional trarão o maior valor para quatro funções principais no setor: automatizar e dar suporte às tarefas do dia a dia.
Isso como separação e agendamento, alkém de apoio ao atendimento ao cliente, incluindo chat ao vivo, para canais digitais; criando campanhas de marketing direcionadas ao cliente e melhorando o gerenciamento de estoque. A IA no marketing digital tem contribuído para a agilidade da tomada de decisões, por meio de ferramentas de business intelligence e na personalização do conteúdo, gerando também economia de tempo e recursos.
No passado, olhávamos e analisávamos a performance dos três últimos meses. Hoje, falamos da performance nas últimas duas horas, o que nos leva para um processo de coletar e analisar dados em tempo real, para uma tomada de decisões que também seja feita com essa rapidez. Nesta nova era da IA, temos uma oportunidade de ir além na nossa estratégia de experiência do consumidor, promovendo uma hiperpersonalização de campanhas e elevando o conceito de estratégia Customer Centric.
Isso é possível graças à capacidade da IA de coletar, processar grandes volumes de dados e gerar conteúdo e conversas reais e mais complexas. Tarefas repetitivas poderão ser automatizadas, gerando aumento de produtividade das equipes. A IA também pode ser usada para gerar conteúdo criativo, como títulos relevantes e legendas para redes sociais, além de outros conteúdos criativos.
De acordo com um levantamento do IDC, feito a pedido da Microsoft, para cada dólar que uma empresa investe em IA, ela ganha um retorno médio de 3,5 vezes. Os ganhos com a adoção de IA são inegáveis e o mercado de comunicação e marketing tem demonstrado interesse em integrar as novas soluções, criando ferramentas para suas campanhas.
O Grupo Globo, por exemplo, utiliza a IA para, a partir da análise do conteúdo da grade de programação de seus canais, para identificar anunciantes em potencial de acordo com temas de interesse do público, ampliando as oportunidades de venda e obtendo mais assertividade na veiculação de anúncios que conversem com seus diferentes públicos.
O objetivo é identificar temas em comum entre o conteúdo veiculado pela empresa e campanhas realizadas por marcas, por meio de um recurso de reconhecimento de texto e de imagem impulsionado por IA. A empresa está usando três pilares que considero ser estratégicos para o sucesso: dados, inteligência artificial e colaboração.
Os algoritmos de inteligência artificial ampliam a visão dos profissionais de marketing, e a tecnologia tem o poder de otimizar o processo ao trazer os dados prontos, mas a tomada de decisão continua sendo feita pelas pessoas, que com esses insights em mãos, têm mais insumos para seu trabalho.
E essa combinação poderosa de inteligências – a humana e a computacional – contribuem para o sucesso da hiperpersonalização, criando uma visão única do que cada cliente busca, que passa a ser visto e percebido como “especial”.
As revoluções tecnológicas fazem parte dos processos de desenvolvimento do mercado, elas surgem para trazer mais qualidade e produtividade para o nosso dia a dia de trabalho. A inteligência artificial é parte desta evolução. Ela já é uma realidade e veio para ser uma aliada, trabalhando como um copiloto, desbloqueando todo potencial criativo desse setor.
(*) – É diretor de produto para Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil
(https://dynamics.microsoft.com).