O Twitter, agora chamado de “X”, está passando por uma transformação que chamou a atenção de todos, especialmente dos especialistas em design gráfico e marketing, que analisaram o caso em detalhes.
De acordo com Martín Colunga, diretor de arte da another, a agência com a mais ampla gama de serviços de comunicação da América Latina, a nova plataforma de Elon Musk passou por um processo de rebranding que está apostando no futuro da empresa.
O que é rebranding?
Rebranding é uma estratégia de marketing que envolve a modificação parcial ou total dos elementos que identificam uma marca para melhorar seu posicionamento. Essa estratégia pode incluir mudanças no nome, no design, nas campanhas publicitárias, na tipografia e até mesmo nas formas internas de trabalho da empresa. O objetivo do rebranding é mudar a percepção dos clientes e investidores sobre a empresa e estabelecer uma nova forma de identificação com a marca, conectando-se a um público-alvo específico.
O rebranding da “X”, uma perda de milhões?
De acordo com a Brand Finance, em janeiro deste ano, o Twitter teve uma queda de 30% no valor da marca devido a gestão estilo de Elon Musk, às demissões e à redução da receita de publicidade, mas a empresa continua entre as marcas de maior bilhão de dólares.
No final de julho, o novo proprietário revelou um novo logotipo que substituirá o famoso pássaro azul por um “X”. Essa imagem é branca em um fundo preto. O “X” mostra uma linha muito leve e simples no lado direito e uma forma mais retangular no lado esquerdo. Essas mudanças foram muito criticadas, ridicularizadas e até provocaram uma onda de memes na própria plataforma.
A intenção de Musk é transformar o Twitter em uma espécie de “super aplicativo”, semelhante ao WeChat na China, que oferecerá compras online, mensagens e serviços de transporte particular, tudo em um só lugar.
Colunga ressalta que é preciso primeiro analisar a substância para entender a forma. Elon Musk comentou anteriormente que a letra X tem um forte significado pessoal, algo que tem sido visto ao longo de sua vida em diferentes estágios de negócios: Space X, X Ai, o Modelo X em uma das séries de carros elétricos Tesla e até mesmo em seu primeiro filho XÆ A-12 Musk, muitas vezes chamado de “X” para abreviar.
“Elon criou uma arquitetura de marca por trás do ‘X’ e, dentro dela, está oferecendo todas as marcas guarda-chuva”, disse Colunga.
Mais próximo da Art Déco
Em termos de design e visualização, a letra “X” está presente há muito tempo nos símbolos que os seres humanos usam para se comunicar. O “X” é muito básico, pois são duas linhas cruzadas, reforça o especialista.
“Na matemática, esse símbolo representa esses valores ou números desconhecidos, talvez seu uso possa ser devido às novas integrações ou modificações que Elon Musk planejou e não apenas permanecer em alguns caracteres que eram tão simbólicos do Twitter”, destaca o diretor de arte.
A mudança do icônico passarinho azul para um “X” em um tipo de letra no estilo Art Déco, que se caracteriza pela geometria e simetria, poderia evocar uma sensação de futurismo de ficção científica e acrescentar um toque moderno à marca.
Por fim, o especialista acrescenta que o estilo do logotipo e do rebranding visto no Twitter mostra o minimalismo e acelera um passo em direção ao futuro que o empresário procura imprimir na plataforma atualmente.
O futuro do X, antigo Twitter, reflete números positivos. O próprio Musk compartilhou em sua conta que o número de usuários subiu para mais de 540 milhões de contas, poucos dias após o rebranding, quando em maio de 2022 a plataforma tinha 229 milhões de pessoas. “Agora teremos que esperar pelo futuro dessa plataforma, que provavelmente terá uma montanha-russa de emoções”, acrescentou Colunga.