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O poder do planejamento estratégico para gerar resultados no e-commerce

em Destaques
sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Felipe Macedo (*)

O Brasil se tornou um dos maiores players no que se refere ao mercado de e-commerce. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor irá atingir R$ 185,7 bilhões em 2023. O estudo também aponta que as expectativas para os próximos quatro anos são altas: o faturamento esperado é de R$ 205 bilhões, em 2024, e de R$ 225 bilhões em 2025. Já para 2026 e 2027 a estimativa é de R$ 248 bilhões e R$273 bilhões, respectivamente.

Em 2022, por exemplo, as terrinhas brasileiras alcançaram a quarta posição no ranking entre os dez países com maiores previsões de crescimento nas plataformas on-line, de acordo com o Statista. Com 22,2%, ficou atrás apenas das Filipinas (25,9%), da Índia (25,5%) e da Indonésia (23%).

Por trás de números tão animadores, há um universo de oportunidades, mas também a revelação de que o segmento estará cada vez mais disputado. Nesse sentido, as empresas que não souberem se posicionar ficarão para trás. Daí a importância do tema central deste artigo: o tão famigerado e indispensável planejamento estratégico.

Trata-se, na verdade, de um verdadeiro mapa do tesouro on-line. Afinal, quando bem elaborado, integra um conjunto de abordagens e métodos voltados para a conquista de objetivos preestabelecidos pelo negócio. Esse trabalho envolve análise de conjuntura – em que lugar a empresa está – e a formulação de alternativas para a construção do destino almejado, isto é: onde se deseja chegar.

Partindo desse princípio, sua construção não acontece de maneira imediata, já que demanda constante atualização e adaptação porque imprevistos e mudanças de cenários estão sempre suscetíveis a acontecer, principalmente nos quesitos políticos, sociais e econômicos. Mas fato é que seu teor baliza a tomada de decisão e é capaz de antever situações. Ainda, o planejamento estratégico possibilita aos gestores a identificação dos pontos fortes e fracos. Isso oferece o mapeamento objetivo da situação atual e constrói bases para possíveis alternativas.

Quer aprender a elaborar um bom planejamento estratégico? Então, atente-se às dicas que, para mim, são fundamentais para fazer isso com eficiência. Afinal, não basta apenas conhecer os benefícios e entender a sua importância, é crucial saber como colocá-los em prática.

Elaboração de diagnóstico

Uma das práticas utilizadas no desenvolvimento de um planejamento estratégico é a conhecida análise SWOT, ou FOFA. Essa análise consiste em avaliar as forças e fraquezas (ambiente interno) e as oportunidades e ameaças (ambiente externo), elaborando um diagnóstico preciso e atual do seu e-commerce.

Definir a missão

Qual é a razão primordial do seu negócio? O que o seu e-commerce veio trazer para as pessoas e para o mercado? A definição da missão constitui um dos pilares do plano estratégico da sua empresa. Além disso, a missão de uma marca se relaciona com a sua identidade e com as políticas que devem ser elaboradas e seguidas pelos colaboradores.

Visão e valores

Também relacionados à identidade da sua companhia, a visão e os valores devem ser definidos no planejamento estratégico. Nesse sentido, enquanto a visão está diretamente atrelada aos objetivos da sua empresa, os valores dizem respeito aos princípios que a nortearão durante esse percurso. Além disso, os valores são responsáveis por guiar a sua cultura e dinâmica da marca.

Indicadores de desempenho

Os indicadores acompanham o desempenho das suas metas. Dessa forma, é possível identificar as fissuras e os pontos positivos, o que servirá de base para a construção de estratégias para potencializar o seu negócio.

Plano de ação

Por fim, aqui é o momento de colocar em prática o que foi definido estrategicamente. As metas e os objetivos firmados precisam ser conquistados, ou pelo menos a maioria deles. O plano de ação conduzirá decisões importantes, por isso é preciso estabelecer um cronograma com a realização das tarefas e a designação dos responsáveis por executá-las. Essa etapa exige a documentação de processos, a fim de se obter mais controle e priorizar o que deve ser realizado.

Muito além de mera formalidade, o planejamento estratégico bem-feito é capaz de nortear a empresa, antecipar ameaças, potencializar oportunidades e permitir o desenvolvimento diferenciado frente à concorrência.

(*) É co-CEO e Fundador da Corebiz.