128 views 6 mins

O poder da imagem para alcançar o sucesso

em Destaques
sexta-feira, 02 de junho de 2023

Especialista explica como artistas, profissionais liberais e pessoas com cargos em empresas podem potencializar seu reconhecimento ao construir uma identidade visual forte e memorável

Seja no mundo artístico ou nos segmentos corporativos, a imagem é uma das ferramentas mais poderosas na busca pelo sucesso profissional. Especialistas apontam que uma imagem adequada pode causar um impacto positivo em potenciais contratantes, público, fãs e clientes, e estabelecer a diferença entre ser lembrado ou esquecido. Não é por acaso que artistas, por exemplo, investem alto no melhoramento do sorriso, em roupas de qualidade e consultorias específicas para ajudar na construção de uma identidade visual impactante e memorável.

Isso porque aquela premissa de que a primeira impressão é a que fica, é uma verdade que precisa ser respeitada. É no que acredita a personal stylist, consultora de moda e estrategista de carreira, Maris Tavares. “Seja na escolha da roupa, do penteado ou da maquiagem, a mensagem que a imagem transmite é extremamente importante. Por isso, é fundamental transmitir a mensagem certa usando a aparência como ferramenta de trabalho”, pontua a especialista, que hoje comanda a Officina de Estrelas, que atende também pessoas em busca de uma identidade visual adequada.

Contudo, Maris alerta sobre o conceito de beleza e definição de boa aparência, que nem sempre está relacionado ao que “está na moda”, mas a um estilo próprio que alcance conforto, leveza e deixará cada pessoa em harmonia com sua personalidade. Ela esclarece que a moda pode ser uma grande aliada nesse processo, mas é a união de todos esses fatores, mais aplicação de técnicas cientificamente comprovadas, como análises corporal e
cromática, que vão chegar a um resultado eficiente. “A escolha das roupas certas pode transmitir a mensagem de que o artista é criativo, ousado e atualizado com as tendências do mercado. A moda é uma forma de expressão e, quando usada de forma consciente, pode ser muito benéfica”, pontua Maris.

Quando se trata do mundo corporativo, Maris explica que uma boa apresentação pessoal pode ser determinante para a escolha do contratante: “O figurino certo, uma boa postura, uma comunicação clara e direta são fundamentais para transmitir uma imagem profissional confiável e competente e isso é mais que se vestir bem”.

Neste cenário, o consultor de imagem ou personal stylist é o profissional especializado em ajudar as pessoas a construírem uma identidade visual que reflita sua personalidade, estilo de vida e objetivos profissionais. Eles são capacitados a entender as necessidades e desejos dos clientes, oferecer orientação e ajudá-los a tomar as melhores decisões de vestuário, acessórios e maquiagem, de acordo com o que eles querem transmitir para o mundo.

Expert
A importância de um consultor de imagem está em sua capacidade de oferecer uma visão externa e objetiva sobre o visual do cliente, ajudando-o a entender melhor suas qualidades, pontos fortes e recursos, e como ressaltar tudo isso através de sua aparência. “Com uma equipe multiprofissional, que envolve desde o consultor de moda à especialidades médicas, é possível mostrar os pontos a serem melhorados, apresentar novas opções e tendências, além de orientá-los em relação ao que é adequado para um evento ou ocasião específica”, defende a especialista que traz em sua bagagem, um trabalho de sucesso, reconhecido principalmente no show business.

Maris Tavares atua como Consultora de Imagem e Visagista há mais de dez anos. Foi responsável por contribuir com artistas reconhecidos nacional e internacionalmente como o saudoso Cristiano Araújo, Murilo Huff, Lucas Lucco, Joelma, Erika Januza, Marjorie Estiano, Naiara Azevedo, Felipe Araújo e Zezé Di Camargo.

Foi mencionada na Folha de São Paulo como uma das principais responsáveis pela mudança de estilo do Brasileiro na última década. Ela explica que a expertise de um consultor de imagem ainda inclui competências como identificar formas de atualizar o guarda-roupa, criar um visual mais original e autêntico, além de ajudar a valorizar a beleza de cada indivíduo de uma maneira única.

Ela garante que investir na imagem pessoal é uma maneira de melhorar a aparência e aumentar a autoconfiança, o que pode ter um impacto positivo em todas as áreas da sua vida, incluindo o trabalho, relacionamentos pessoais e sociais. “Uma consultoria especializada oferece uma perspectiva imparcial sobre a sua aparência e estilo, o que pode ajudá-lo a ver coisas que você não teria percebido sozinho e a fazer mudanças positivas para melhorar a sua imagem pessoal e profissional”, finaliza.