177 views 4 mins

O papel estratégico do RH é fazer a empresa prosperar

em Destaques
segunda-feira, 19 de junho de 2023

Felipe Azevedo (*)

O desenvolvimento do capital humano é um fator-chave para a sustentabilidade das organizações. Uma vez que a inovação e a competitividade são essenciais para os negócios, o papel estratégico do RH torna-se ainda mais relevante para o sucesso das empresas. É preciso dar ordem às iniciativas e reunir Talentos, Organização e Liderança.

Ao abordar esse tema, não posso deixar de mencionar a influência e orientação de Dave Ulrich, renomado autor estadunidense e especialista em gestão de pessoas. Seus insights têm sido fundamentais para aprimorar práticas e maximizar o potencial dos colaboradores por todo mundo.

Por isso, na 3ª edição do Conexões LG, evento que promovemos com curadoria da Revista HSM Management, ele foi um de nossos convidados a abordar o conceito “O RH está crescendo: ele cuida de capacidade humana” e desdobrou o papel fundamental do departamento na garantia do sucesso de uma empresa.
Abaixo destaco alguns temas diante do que ele abordou em sua apresentação:

Treinamento e capacitação personalizados
Desenvolver programas de treinamento e capacitação personalizados, visando o aprimoramento dos colaboradores é uma das formas de cuidar da capacidade humana. Nesse sentido, como reforça o especialista, o RH atua como importante parceiro. Afinal, trabalha em estreita colaboração com os líderes para identificar as necessidades de desenvolvimento e implementar programas eficazes.

Isso pode incluir treinamentos técnicos, programas de mentoria, workshops de habilidades interpessoais e outras iniciativas. Tudo com o objetivo de promover o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Cultura de aprendizado contínuo
A área desempenha um papel fundamental na promoção de uma cultura de aprendizado contínuo. Isso envolve incentivar os colaboradores a buscar o aprimoramento pessoal, possibilitar acesso aos recursos necessários, apoiar a participação em eventos do setor e promover a troca de conhecimento entre os membros da equipe.

Dave argumenta que as empresas que promovem essa cultura estão mais bem equipadas para se adaptar às mudanças, inovar e alcançar resultados sustentáveis a longo prazo. E não é só um papel do RH.

Liderança eficaz
Outro aspecto destacado por Ulrich é a importância da liderança eficaz nessa formação. Por isso, é fundamental fornecer treinamento aos líderes, estabelecer programas de desenvolvimento e criar um ambiente de trabalho que encoraje a autonomia, a inovação e o crescimento pessoal desse grupo.
O fato é que um bom líder deve servir como modelo, demonstrando uma mentalidade aberta ao aprendizado. Afinal, possui papel crucial na disseminação dessa cultura e no estímulo aos colaboradores.

Foco no sucesso organizacional
Reconhecer o papel estratégico do RH nesse desenvolvimento é apenas o primeiro passo. É necessário um compromisso contínuo por parte de todos os envolvidos na empresa para que essa abordagem seja eficaz e sustentável.

Sua empresa tem investido para potencializar a capacidade humana?

Caso queira saber mais sobre o tema, convido você para participar da experiência on-line e gratuita do Conexões LG e aprender com Dave e outros especialistas como fazer isso na prática. Inscreva-se em: conexoeslg.com.br

(*) É CEO da LG lugar de gente