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O futuro do espaço de trabalho no mundo pós-Covid

em Destaques
terça-feira, 30 de novembro de 2021

Marcelo Carreira (*)

Há mais de um ano, as empresas tiveram que reinventar o ambiente de trabalho. Totalmente remoto, híbrido, ou por vezes obrigatoriamente presencial, como no caso do setor produtivo, por exemplo, a pandemia causada pelo Covid-19 mudou radicalmente a nossa relação com o espaço físico do trabalho. Mas como e até quando? Essas são as perguntas que persistem em um mundo em constante mudança.

. Necessidades e propósito modernos do local de trabalho – a chave para executar operações de negócios com sucesso está em aumentar a produtividade e a eficiência com maior integração da tecnologia. Dado o cenário atual, a força de trabalho na maioria das empresas deve continuar remotamente e, portanto, o foco será nas várias necessidades de um local de trabalho moderno.

. Melhorando a experiência do funcionário – os recursos humanos de qualquer organização são os mais vulneráveis. As empresas precisam garantir uma experiência segura e superior aos funcionários enquanto trabalham remotamente para garantir a produtividade e a qualidade da produção.

. Acelerando a transformação digital – nos estágios iniciais da pandemia no ano passado, a maioria das empresas viu as interrupções como um desafio de curta duração e adotou medidas de tapa-buraco. No entanto, agora é evidente que essa estratégia precisa ser substituída por mudanças políticas e realizar uma transformação digital de longo prazo.

Pode haver mais interrupções nos próximos anos e o mais inteligente é tomar medidas agora para tais cenários no futuro. Proteger logins remotos, melhorar as capacidades digitais e a largura de banda e adotar medidas robustas de segurança cibernética são uma obrigação para todas as empresas agora.

. Inovação, não redução de custos – as interrupções causaram um declínio nas receitas anuais para a maioria das empresas no último ano. Isso torna ainda mais importante investir em inovação em vez de redução de custos para garantir maior geração de receita e eficiência operacional nos próximos tempos.

. Comunicações digitais modernas no novo paradigma do trabalho – Uma das mudanças mais importantes e drásticas no “novo normal” foi o avanço da comunicação digital. As reuniões presenciais foram substituídas por soluções de videoconferência e teleconferência online (Zoom, Microsoft Teams e Google Meet, etc.) e ferramentas de trabalho colaborativo.

Independentemente da localização, os funcionários precisam conectar seus dispositivos a redes de dados, ferramentas digitais e aplicativos com segurança e conveniência.

Nesse sentido, os serviços gerenciados devem oferecer acesso eficaz e rápido a dados móveis, gerenciamento de dispositivos, conectividade garantida e serviços de segurança da maneira mais simples, eficaz e eficiente. A conectividade rápida, resiliente e ininterrupta independente da localização tornou-se um requisito essencial hoje.

. Melhores práticas para garantir um trabalho inteligente – Opções avançadas, como autenticação de dois fatores e multifatorial, são cruciais para garantir a segurança. O armazenamento e o consumo de dados precisam ser regulados por meio de aplicativos. Os funcionários devem ter permissão para armazenar conteúdo apenas no software oficial de armazenamento baseado na nuvem ou na web, que tenha opções de compartilhamento e edição de arquivos on-line.

Outro ponto de atenção está em garantir a segurança da rede. Os sistemas de segurança também devem negar acesso a dispositivos que tentam se conectar usando Wi-Fi público. Como todas as empresas aprenderam desde o surto da pandemia, vale a pena ter um plano de contingência para gerenciamento de riscos.

Pode haver uma situação em que um dispositivo como um laptop ou um smartphone com informações cruciais é perdido ou roubado. As ferramentas de gerenciamento de riscos podem então ajudar a rastrear o dispositivo ou excluir remotamente informações confidenciais existentes nele.

. Construindo equipes ágeis de alto desempenho – a chave para a criação de equipes ágeis e de alto desempenho é a criação de uma base sólida de práticas de engenharia. A melhor opção é criar equipes menores, pois torna a comunicação e a colaboração mais simplificadas e melhora o desempenho e a saída. É preciso que exista uma orientação contínua e comunicação clara sobre os objetivos e o propósito da equipe.

Esses atributos e realidades da nova normalidade podem trazer transformação e sucesso para as organizações que exibem a agilidade da adoção digital. Não é mais uma escolha, mas um requisito essencial.

(*) – É Diretor de Marketing da Access.