70 views 2 mins

Negociação com caminhoneiros ‘está melhor que o esperado’

em Destaques
terça-feira, 25 de junho de 2019

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse ontem (25), em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, que as negociações com os caminheiros estão melhores do que o esperado.

“Nós vamos conseguir construir um consenso. Isso vai ser fundamental para restabelecer a paz no transporte rodoviário de cargas”. O governo está discutindo com a categoria estratégias de estímulo ao cooperativismo, além de uma nova tabela que seja aceita tanto pelos embarcadores como pelos caminhoneiros.
“Iniciamos um processo importante de desburocratização que foi o documento Transporte Eletrônico que está congregando de 15 a 20 documentos em um único. A gente faz aquisição de dados de transporte [origem e destino], dados fiscais com o veículo em movimento, sem necessidade de parada no posto fiscal. Com o veículo em andamento a gente faz o agendamento no porto”, disse o ministro.
O ministro elogiou o empenho de senadores e deputados em pautas que considera muito importantes como na aprovação da MP 863, que abriu capital das empresas aéreas. Como reflexo, lembrou a entrada no mercado brasileiro da Air Europa e adiantou que o governo está em conversas com outras três companhias que, segundo ele, operam no Chile e na Argentina e têm interesse em atuar no mercado brasileiro.
Dentre as propostas que o Ministério tem interesse de ver aprovadas no Congresso, ele destacou o projeto do marco regulatório do transporte ferroviário. Além de permitir a exploração privada de ferrovias, a proposta também cria um órgão de autorregulamentação para aspectos operacionais. “É um projeto que está no foco da nossa estratégia para ferrovias”, disse (ABr).