83 views 2 mins

Não é possível criar imposto para segurança

em Destaques
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, negou ontem (22), qualquer intenção do governo em criar um novo imposto para financiar a segurança pública. “Não há a menor possibilidade de se fazer imposto para segurança.

O Ministério da Fazenda e o governo não estudam esse tipo de tributo, nenhuma proposta chegou à Receita. Evidentemente, aumentos de impostos são decididos pelo Congresso, não está nos planos do governo qualquer elevação de imposto neste ano”, enfatizou, em entrevista à Rádio Itatiaia (MG).
Meirelles avaliou que a intervenção federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro é uma medida “necessária e fundamental”. Ele considerou a intervenção como um primeiro passo, já que o Brasil inteiro precisaria de um programa de reestruturação na segurança. “Acredito que o presidente Temer agiu no melhor interesse público (ao decretar a intervenção). Reformas não são populares, mas medidas como essa têm apoio da população”, acrescentou.
Ainda assim, Meirelles, admitiu que a não aprovação da Reforma da Previdência em 2018 – em decorrência justamente da intervenção – impede a redução de despesas com as aposentadorias em 2019. Segundo o ministro, isso obrigará a um corte de despesas de outras áreas no Orçamento do próximo ano. “O teto de gastos estabelece um limite para crescimento das despesas a cada ano. Por isso, a ausência de economia com a Reforma da Previdência terá que ser acomodada”, confirmo o ministro.
Meirelles repetiu ainda que, ao contrário do que foi estudado inicialmente, o governo não irá suspender a intervenção do Rio para votar a reforma previdenciária (AE).