101 views 11 mins

Não deixe seu cérebro boicotar seus planos financeiros neste ano

em Destaques
sexta-feira, 19 de março de 2021

Há pouco mais de dois meses você estava desejando ter um ano diferente: com mais paz, harmonia e prosperidade. Como quase tudo na vida, ter um ano mais próspero está diretamente ligado aos pequenos hábitos construídos dia após dia. O que muita gente não sabe é que tudo isso começa no nosso cérebro. A boa notícia é que ainda dá tempo de mudar a direção da sua vida financeira utilizando melhor as suas capacidades cognitivas.

São vários os mitos que envolvem o dinheiro. Muitos deles ligados à questão emocional ou quase sempre irracional, segundo planejador financeiro com a certificação CFP (Certified Financial Planner), Rogério Nakata. “Os principais mitos dentro da psicologia econômica são o de que o dinheiro é sujo e quando se tem essa percepção enraizada desde criança fazer dinheiro não é algo que valha à pena batalhar.

A impressão à primeira vista é de que quem tem muito dinheiro fez alguma coisa errada, mas a maioria das histórias de sucesso financeiro é de muita luta, sacrifício, honra e de muita dedicação a àquilo que se ama. Um outro mito seria que não devemos levar tanto a sério as questões financeiras”, pontuou o especialista.

Assim como em outras áreas da vida, a inteligência está diretamente ligada a capacidade de adaptação, o que não é diferente quando falamos de dinheiro. “Ser inteligente é ser capaz de adaptar-se a diferentes situações, compreender ideias complexas e utilizar diferentes formas de raciocínio. Quer dizer: uma pessoa inteligente aprende mais e melhor a partir de experiências e da flexibilidade que se tem para enfrentar padrões pré estabelecidos e crenças.

Gerar novos hábitos é uma questão cerebral, ou seja, precisamos conscientemente entender o significado e os benefícios a curto, médio e longo prazos e usarmos nossas funções executivas do pré frontal para nos mantermos fiéis a nova rotina até que seja incorporada totalmente. Um cérebro ativo, exercitado e consciente incorpora novas hábitos e garante sucesso nas suas tarefas.

Quanto mais conhecemos do nosso cérebro e o exercitamos em prol da melhoria de habilidades cognitivas como atenção, memória, análise e síntese, criatividade mais ampliamos as possibilidades de novas conquistas e melhores condições de vida”, pontou Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica do método Supera.

Antes de sair apenas guardando dinheiro ou cortando o cafezinho, nossa mente precisa entender que o objetivo mudou: foco, disciplina e mudança de prioridades estão entre os novos valores que vão construir uma nova realidade financeira. “Tudo que um dia você quis aprender na sua vida teve a ver com o foco que você deu naquilo que queria. Exigiu disciplina, mas também uma dose de concentração. Não é diferente quando falamos de mudanças que envolvem o dinheiro”, segundo Rogério.

• O hábito de pagar a si mesmo – O ato de economizar para a aposentadoria soa como algo estranho e inimaginável para alguém mais jovem, porém ele é você hoje que necessitará de renda no futuro, então, podemos dizer que se aposentar nada mais é que a transferência de recursos do presente para o amanhã. Crie formas automáticas de facilitar essa economia transformando-o num investimento mensal. Pague-se primeiro ao receber e drible a procrastinação.

• Invista em informações de qualidade – Existe hoje uma gama de profissionais que podem auxiliar no processo de amadurecimento financeiro para encontrar brechas no seu orçamento. Depois de traçar seus objetivos a curto, médio e longo prazo, dê o primeiro passo.

• Aprenda como o dinheiro funciona e tenha paciência – Não aprender como o dinheiro funciona, ansiedade por resultados rápidos e não respeitar os juros compostos são alguns dos principais erros. Todo processo de aprendizado requer disciplina e mudanças de hábito para que um dia as boas práticas financeiras pessoais sejam algo natural na vida de uma pessoa ou de uma família.

• Entenda os gatilhos do seu cérebro e dome os seus impulsos – Perguntas do tipo: ‘Será que eu realmente preciso disso?’ podem ajudar a domar os impulsos. Somado a isso, ter um objetivo claro facilita e muito a motivação, mas também a carimbar ou destinar melhor o dinheiro para aquilo que realmente vale à pena.

• Defina suas prioridades – Faça uma lista de objetivos e projetos de vida de forma detalhada de curto, médio e longo prazos com suas devidas datas, mas também defina prioridades que tem a ver com o que é mais urgente neste momento para você. É mais importante almoçar fora todo final de semana ou economizar para criar uma reserva para situações emergenciais, caso eu não tenha?

• Cultive pequenos (e bons) hábitos – Pessoas que conseguem poupar dão valor a cada uma de suas conquistas e ao dinheiro que ganham, mas também são disciplinadas e sabem o que querem ou o que não querem. Este último ponto pode soar estranho, mas não saber o que você não quer pode ser um bom motivo para começar a economizar e investir. Eu não quero viver única e exclusivamente do INSS ou depender de um banco caso eu precise de dinheiro emprestado, é um bom motivo para iniciar este projeto.

• Ganho pouco, não posso poupar – Segundo o planejador, isso é um grande mito. “Conhecemos muitas pessoas que ganham muito dinheiro e não poupam se quer 1 real e outras que ganham muito menos, mas que conseguem fazer muito mais com aquilo que ganham porque sabem a importância de investir e de colocar os juros compostos trabalhando a seu favor e não contra elas.

• Mantenha seu cérebro ativo e estimulado – Estimular o cérebro da forma correta é um fator determinante para tomar melhores decisões e obter mais inteligência emocional para lidar melhor com os desafios da vida financeira, afinal, dinheiro não aceita desaforo.

Procure viver um pouco abaixo de suas expectativas financeiras de forma a não gastar tudo aquilo que você ganha, organize-se financeiramente para poder ter sua mente disponível para aquilo que realmente é importante, exercite seu cérebro, abastecendo-se de conteúdo educacional de qualidade e esteja preparado para as eventualidades pois, quer você queira ou não, elas sempre irão ocorrer, mas o fundamental é que você esteja preparado para o quando.

Se mesmo com essas dicas, mudar os hábitos financeiros ainda for uma tarefa difícil, a prática de Ginástica cerebral pode ajudar neste processo. Para potencializarmos o nosso cérebro, precisamos praticar exercícios que provoquem mudanças em seu funcionamento e estrutura. Para uma prática afetar o cérebro, precisa ser uma experiência mais completa que a experiência usual, familiar, rotineira.

“O método Supera oferece uma proposta envolvendo novidade, variedade e desafio crescente para tornar o cérebro mais ágil e flexível no sentido de ampliar as possibilidades na busca de novos caminhos para a realização das ações cotidianas”, explicou Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica do Supera.

. Estou endividado, e agora? – Mas se você está endividado e não sabe por onde começar, manter uma postura positiva também impacta diretamente nas mudanças que afinal, precisam começar em algum momento. “Seja otimista, mas trabalhe e desenvolva-se em outras áreas de sua vida, sendo dentre elas uma das mais importantes, a financeira.

Além de planos de investimentos para cada um dos seus mais importantes projetos de vida, possua uma reserva de emergência que não deve ser inferior a 6 ou 12 meses de suas despesas mensais, não desista da sua vida financeira. O seu ‘eu’ do futuro agradece”, concluiu Rogério. – Fonte: AI/Supera (www.metodosupera.com.br).