94 views 3 mins

Mulheres +40: Executiva de alta gestão e resiliência corporativa dá dica de carreira

em Destaques
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Apesar dos avanços, a sociedade brasileira ainda protagoniza episódios recorrentes de desigualdade social, racial, de gênero e também no âmbito profissional.

Logo, quando se é apontado essas intersecções no mercado de trabalho, o nosso imaginário social apresenta, efetivamente, um perfil padrão de executivo: homens brancos, hetéros, cis e estáveis socialmente. A partir dessa construção social, qualquer outro sujeito que foge desse perfil enfrenta dificuldades e poucos são os casos de sucessos que conseguem se opor a essa estrutura.

Desafiando o status quo, a Executiva de Alta Gestão e Resiliência Corporativa, Viviane Elias Moreira, é um exemplo de pessoa que recalculou a rota e conseguiu ocupar cargos hierárquicos, que fogem daquilo que é inicialmente ofertado como possibilidade para mulheres como ela, preta e de origem periférica. Com a premissa de não ser a única no topo, a executiva separou algumas dicas com foco na carreira de mulheres +40 que desejam estar à frente das tomadas de decisão. Veja abaixo:

Entenda que você é sua prioridade!
A sua jornada até agora foi pavimentada, celebre a sua conquista! Se cobre dentro do esperado e saiba que a sua rotina deve ter você como prioridade, nem que seja em pequenas pílulas diárias. Você é o seu templo!

Construa uma rede de formação
Tenha e pratique mentorias com públicos diversos; receba insights de diferentes pilares da diversidade que podem contribuir com a sua jornada e construção de uma liderança inclusiva e empática.

O estudo é contínuo sempre
Novas tecnologias precisam ser conhecidas, mesmo que em contexto ou fundamento. Participe de fóruns e palestras de novas tendências e modelos que poderão ajudar ou impactar os seus processos de negócios.

Saiba quais são os seus principais objetivos e metas para não se perder
Centraliza seus esforços para as ações que vão realmente trazer o resultado que você almeja alcançar e não gaste energia com distrações ou informações que poderão conceder somente status momentâneos ou vazios para seus objetivos.

Não se afaste de seus valores, seja você!
Os seus valores inegociáveis precisam ser uma constante em todas as atividades, processos, relacionamentos e ações que você executa no seu dia a dia. Isso vai colaborar com o seu propósito e motivação, e mais do que isso, colaboram para que você saiba que sua contribuição e movimentação à sua empresa ou iniciativa, é verdadeira, humanizada e legítima.